CLIMATEMPO NÃO VÊ POSSIBILIDADE ALGUMA DE INVERNO RIGOROSO

Tendo em vista a repercussão da notícia sobre previsão do próximo inverno no Brasil ser o mais rigoroso dos últimos cem anos [uma senhora, temendo esse possível fato, postou no Facebook que iria comprar cobertores e roupas de frio para sua família], vitrine online solicitou informações a quem entende cientificamente do assunto: a Climatempo, empresa brasileira que oferece serviços de metereologia [localiza-se no bairro da Vila Mariana, em São Paulo]. Veja os esclarecimentos prestados pela empresa:

“A Climatempo não vê possibilidade alguma de termos um inverno rigoroso, muito menos o mais rigoroso do que os últimos cem anos, como vem sendo veiculado de forma irresponsável por alguns sites. Climatologicamente estaremos em uma situação de Pacífico ligeiramente mais quente do que o normal, sem pensar em formação de El Niño por enquanto. Sob esta condição, espera-se por um inverno dentro da normalidade, ou até mesmo ligeiramente mais quente do que o normal.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.