FRASE É NOVIDADE NA FACHADA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IBIÚNA

O prédio onde funciona a Câmara Municipal de Ibiúna passou, recentemente, por uma reforma e está de cara nova. As paredes exteriores ganharam um tom verde claro e agradável.

Na fachada, além da identificação nominal da instituição, foi inserida uma frase com os seguintes dizeres: “O progresso de Ibiúna passa por esta casa.”

Em princípio, nada contra a frase, mas é importante mencionar que ela reflete um propósito, uma intenção do que seu autor pretendeu dizer para o povo.

Mas, suponhamos, que, em vez dessa expressão, fosse outra, talvez resultado de uma consulta popular, por que não?

Então, poderiam se propor diversas sugestões mais próximas das expectativas reais dos munícipes.

Uma delas poderia ser em forma de missão: “Nossa missão é servir à população ibiunense”. Outra: “Nós representamos a vontade da população” e assim por diante.

Ambas escapam da limitação do foco no “progresso”, que todos queremos, e ganham uma amplitude inquestionável, uma vez que todas as atividades parlamentares ali realizadas são feitas em nome do e para o povo.

Ademais, renovaria sempre a lembrança de que os vereadores são servidores públicos, assim como os integrantes do Poder Executivo. (C.R.)

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.