LULA DEVE SE APRESENTAR AMANHÃ ATÉ ÀS 17 HORAS PARA CUMPRIR MANDADO DE PRISÃO

O juiz Sérgio Moro expediu na tarde de hoje (5) mandado de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o documento, Lula deve se entregar até às 17 horas desta sexta-feira (6) à Polícia Federal de Curitiba para cumprir a pena que lhe foi imposta no caso do triplex do Guarujá, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A decisão de Moro ocorre cerca de dezoito horas depois que o colegiado do Supremo Tribunal Federal – STF rejeitou por 6 a 5 o pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do ex-presidente a fim de impedir que ele fosse preso. A medida surpreendeu todo o meio político, uma vez que se esperava que Lula fosse preso pelo menos daqui a dez ou quinze dias.

O juiz federal determinou que, pela dignidade do cargo que ocupou, Lula poderá se apresentar voluntariamente à PF e que em hipótese alguma deverá ser algemado.

Neste momento (18h46), Lula que estava reunido com a cúpula do PT no Instituto Lula estaria se dirigindo para sua residência em São Bernardo ou para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.