SÃO ROQUE 365 ANOS – TRADICIONAIS FESTAS DE AGOSTO COMEÇAM NESTE FIM DE SEMANA

A encantadora e acolhedora estância turística de São Roque comemora, com as tradicionais Festas de Agosto que se iniciam neste sábado (30), seu 365º aniversário de fundação.

“Nunca mais teremos essa coincidência”, disse emocionado o festeiro José Rubens, a vitrine online, ao explicar que o número de dias do ano [365] é o mesmo da fundação da cidade: 365 [anos].

Essas festas deixaram de ocorrer por dois anos seguidos por causa da pandemia da covid-19 e agora estão de volta para a alegria da população local, religiosos e turistas que visitam aos milhares as atrações existentes no município.

A cidade foi fundada por Pedro Vaz de Barros, devoto de São Roque, em 16 de agosto de 1657. O nome Festas de Agosto tem aí sua origem histórica.

São Roque, o santo padroeiro dessa festividade, nasceu no sul da França, no ano de 1295, alegadamente um filho do governador de Montpellier, que teria perdido seus pais aos vinte anos de idade, e dividido os seus bens entre os pobres, indo a pé em peregrinação até Roma.

As origens desta tradição nos remetem à metade do século XVII e estão ligadas à história da fundação dessa cidade às margens do rio Carambeí, quando o bandeirante Pedro Vaz de Barros construiu sua casa e ao lado, uma capelinha, onde hoje está a Praça da Matriz,

Em seu testamento, o fundador da cidade, Pedro Vaz de Barros, também conhecido como “Vaz-Guaçu”, fez uma valiosa doação de imóveis à capela, contanto que a conservassem sempre limpa e trouxessem um sacerdote ao povoado, ao menos uma vez por ano, na festa do padroeiro.

Nessa época, como a população era ainda pequena, a localidade não contava com a assistência de um padre. De Araçariguama que vinham os sacerdotes para as celebrações religiosas.

ENTRADA DOS CARROS DE LENHA

Neste sábado [veja programação abaixo] já haverá eventos, mas a grande abertura das Festas de Agosto está programada para este domingo (31), às 11 horas da manhã, com a entrada dos Carros de Lenha e a banda da Polícia Militar. Normalmente, milhares de pessoas acompanham o cortejo, símbolo das festividades.

As celebrações culturais com shows musicais variados se estenderão até o dia 16 de agosto.

Além da parte cultural, há também as comemorações religiosas com novena e missas na Paróquia de São Roque e na praça da matriz.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *