IBIÚNA – LÍDER DO PREFEITO VOLTA A ROUBAR A CENA EM SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

devanir

O vereador Devanir Candido de Andrade (PMDB), cujo nome parlamentar é Devanil da Ressaca [um bairro de Ibiúna], voltou a roubar a cena na sessão de hoje (11) da Câmara Municipal, ao pedir discussão aos requerimentos apresentados pelo vereador oposicionista Carlos Roberto Marques Júnior (PSB).

Um deles, conforme vitrine online já publicou, pede informações ao prefeito Fábio Bello sobre a implantação da Zona Azul Digital, já que supostamente a contratação de uma empresa de prestação de serviços teria sido ilegal, pois seria necessária a aprovação de uma lei ordinária autorizando o Executivo a abrir uma licitação com esse objetivo.

A decisão de Devanir posterga sine die a apreciação do requerimento e dá um tempo de folga imprevisível ao chefe do Executivo para se manifestar sobre o assunto.

A Câmara somente aguarda a manifestação oficial da prefeitura para tomar as providências cabíveis no caso. No dia 28, o vereador Pedro Luiz Ferreira (Pros), havia enviado um ofício ao secretário de Indústria e Comércio da cidade, Luiz Noberto da Silva, com o mesmo propósito, mas até hoje não houve resposta.

O requerimento do vereador Carlinhos Marques, pela própria natureza regimental, se tivesse passado, daria um prazo regulamentar para o prefeito responder às perguntas sobre os critérios e as bases legais que teriam fundamentado a iniciativa da prefeitura que provocou notável reação insatisfatória por parte dos munícipes.

JÁ FEZ HISTÓRIA

Pessoalmente, Devanir é uma figura simpática e aparenta humildade. No entanto, condutas dessa natureza, com o propósito de bloquear ou postergar medidas que geram desconforto ao prefeito municipal, já marcaram a história de Devanir na Câmara de Ibiúna. E, por isso, ele acabou recebendo muitas críticas nas redes sociais.

Numa ocasião ele chegou a pedir tantas discussões, em uma mesma sessão, que provocou risos no plenário e no público que assistia à sessão. O próprio vereador também caiu no riso. De fato, a situação tinha lá sua comicidade.

Devanir foi eleito, na última sessão da Casa, presidente da Comissão de Redação e Justiça, à qual compete dar pareceres sobre os projetos que ali tramitam. Ele também é o titular da segunda vice-presidência da Mesa Diretora.

Vitrine online teve dificuldade de fotografá-lo pelos seus esquivos, mas conseguiu falar com ele sobre o que faria sobre o assunto que merece atenção do Legislativo, em nome da sociedade ibiunense. “Daqui a pouco vou levar o texto do requerimento para o prefeito, de modo que ele possa ler, se inteirar das perguntas, e estudar o que fazer”, disse Devanir.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.