IBIÚNA – CREPÚSCULO DO GOVERNO É MARCADO POR ACÚMULO DE LIXO EM TODO O MUNICÍPIO

sbt

Um dos participantes do atualmente mais ativo grupo social via WhatsApp de Ibiúna – “Eu amo Ibiúna” –, com centenas de mensagens escritas, de voz e memes lançados diariamente, convidou o SBT de Sorocaba para verificar a dramática situação em que se encontra o município com grandes acúmulos de lixos por toda a parte (exceto o centro da cidade) por persistente falta de coleta.

De fato tanto as imagens registradas hoje (18) e já levadas ao ar pela emissora de televisão quanto as fotos postadas no grupo e mesmo no Facebook comprovam que a situação é crítica, com milhares de toneladas de lixo amontoadas nas beiras de estradas municipais. Um cenário indigno de uma estância turística localizada a cerca de setenta quilômetros de São Paulo, terceira maior cidade do mundo. No local da gravação no bairro do Verava o motorista teria vomitado por conta do mau cheiro exalado pelo lixo fermentado e infestado de moscas.

O vereador Israel de Castro (PSDB) postou hoje mensagem informando ter se comunicado por telefone com um representante da TB Serviços Transportes, Limpeza, Gerenciamento de Recursos Humanos, empresa contratada pela prefeitura de Ibiúna para fazer a coleta de lixo no município. Segundo o vereador, o funcionário da TB teria dito que o acúmulo de lixo é devido “ao feriado prolongado” e que até domingo (20), por meio de “um mutirão com mais caminhões o problema de coleta de lixo será normalizado”.

O contrato entre a TB e a prefeitura de Ibiúna se encerra no dia 3 de dezembro próximo e os integrantes do grupo “Eu amo Ibiúna” não acreditam no que revelou o parlamentar ibiunense. Carlos Pissarro, um dos mais ativos participantes do grupo, disse ter entrado em contato com a TB, e recebido a informação de que a empresa estaria sem receber há um ano e que a prefeitura lhe deve algo em torno de R$ 8 milhões, e que esse seria o verdadeiro motivo da interrupção da coleta.

“Dos seis caminhões de coleta de lixo, quatro estão quebrados, e tem bairros, como Verava, que estão sem coleta regular há mais de dois meses”, alertou Pissarro.

Além das centenas de queixas sobre o lixo manifestadas no grupo, o Facebook igualmente tem servido de reclamação, indignação e perplexidade ante a situação por parte da população ibiunense.

Su Carvalho postou em sua página no Facebook a seguinte mensagem ilustrada por três fotos com monte de lixo: “Bem-vindos à Estância Turística de Ibiúna, onde o lixo faz parte do cenário e, com ele, baratas, ratos, mosquitos, doenças.”

bunjiro

votorantim-1

nao-sei

verava-1

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *