REPORTAGEM HISTÓRICA – CLIMA DE FÉ E ESPERANÇA MARCA SOLENIDADE DE POSSE DO PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES

posse-2

Sentimentos explícitos de fé, amor e esperança, embalados pelo hinos Nacional e “Noiva Azul”, canto oficial de Ibiúna, marcaram a posse do prefeito, vice-prefeito e quinze vereadores em uma festa tão memorável quanto de valor histórico. Todos os protagonistas – sem exceção – firmaram o compromisso perante uma multidão de contribuir para a realização das mudanças necessárias e indispensáveis para melhorar a qualidade de vida da população ibiunense.

No momento em que acabara de receber a chave da cidade e assumir o cargo de prefeito de Ibiúna, João Mello, declarou emocionado: “A partir de agora a nossa história é de muito trabalho para reerguer Ibiúna. Esta chave não é minha, esta chave é de todos vocês”, sendo aplaudido calorosamente pela multidão no saguão da prefeitura.

yole

posse-4

posse-5

INÍCIO DE UM NOVO CICLO

Antes, João Mello havia dito, referindo-se ao fim de um ciclo e início de outro: “Tudo na vida tem uma sequência, uma evolução.” “Isto aconteceu também na minha vida pessoal. Fui vereador, candidato a prefeito duas vezes, tive uma história política para chegar até aqui. No dia 2 de outubro fomos eleitos prefeito e vice-prefeito [referindo-se a Valdemar Cardoso, que se encontrava ao seu lado], no dia 15 de dezembro diplomados pela Justiça e hoje fomos empossados e acabamos de assumir o cargo, fechando um ciclo formal desse processo.”posse-6

Os termos do livro de posse que assinou – entregue pelo secretário das Finanças, Cesar Ossamu Anno [não havia nenhuma outra autoridade do governo anterior na solenidade] parecem ter sido escritos para João Mello que se “compromete a manter, defender e cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de São Paulo e a Lei Orgânica do Município de Ibiúna, dignificando e exercendo com patriotismo, honestidade e espírito público o mandato que lhe foi conferido sob a iluminação das bênçãos de Deus”.

Os aplausos e gritos de alegria ecoaram por todas as dependências da prefeitura, assim como o Hino Nacional e o hino “Noiva Azul”, executados pela Orquestra Jovem de Sopros e Percussão de Ibiúna, regida pelo maestro Alexandre Piccirillo. Em seguida se ouviriam fogos espocando no lado de fora da prefeitura provocando uma sonora vibração no ar.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

A Missa em Ação de Graças se realizou na Igreja Nossa Senhora das Dores, padroeira de Ibiúna, onde o prefeito, vice-prefeito e vereadores receberam as bênçãos para que realizem suas missões inspirados na proteção de Deus e comprometidos com a promoção do bem-estar do povo ibiunense. Lucilene de Jesus Soares Pedroso cantou o hino “Noiva Azul”. João Mello fez um breve pronunciamento recebendo entusiásticos aplausos que ecoaram por toda a igreja.

posse-7

posse-8

yole-2

posse-10

SOLENIDADE DE POSSE

A cerimônia de posse do prefeito, vice e quinze vereadores se realizou em sessão extraordinária da Câmara Municipal no Centro Cultural de Ibiúna – CCI com a presença de mais de quinhentas pessoas, num clima de visível alegria, aplausos e felicitações. A banda Lyra Unense executou o Hino Nacional Brasileiro, Lucilene Pedroso cantou o hino oficial de Ibiúna “Noiva Azul”. Prefeito, vice e cada um dos vereadores fizeram o juramento de bem cumprir seus mandatos. Estes tiveram três minutos para fazerem breves discursos. Também falaram prefeito e vice Valdemar Cardoso, que prometeu “fazer o melhor de mim por Ibiúna”. A cerimônia foi presidida pelo vereador Paulo Dias, por ter sido o mais votado nas últimas eleições; Rodrigo de Lima secretariou na condição de segundo mais votado.

posse-11

Foram oficialmente empossados:  prefeito João Mello, vice-prefeito Valdemar Cardoso. E os vereadores: Paulo Dias de Moraes (PR), Rodrigo de Lima (PRP), Jair Marmelo (PCdoB), Abel Rodrigues de Camargo (SDD), Devanir Cândido de Andrade (PMDB), Pedro Luiz Ferreira (PROS), Claudinei Gabriel Machado (PSC), Ismael Pereira (PMDB), Carlos Eduardo Gomes (PSC), Antonio Reginaldo Firmino (PP), Rozi Soares Machado (PTB), Gerson Pedroso da Silva (PPS), Charles Guimarães (PSL), Elisângela de Souza Soares (PTB) e Armelino Moreira Jr. (PSB).

vereadores-4

A mesa da cerimônia estava assim formada (foto abaixo): Tenente PM Bruna Carolina Martins, representando o comando da Polícia Militar em Ibiúna; Jonas Campos [atual secretário de Governo], ex-prefeito; Marinildi e Valdemar Cardoso, vice-prefeito; Rodrigo de Lima, vereador; Paulo Cesar Dias de Moraes, vereador; prefeito João Mello e Líria; Luciana Pilar Bini Rojo Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Ibiúna; padre Severino e padre Daniel.

outra-foto

‘FAÇAM A DIFERENÇA’

Padre Severino fez uma eloquente exortação aos eleitos de modo que cada um realize suas atribuições com o seguinte compromisso: “Vou trabalhar para o povo e o povo vai trabalhar comigo. Farei o melhor por todos por que eles merecem. Vereadores lutem com firmeza, fé. Não percam a vontade de lutar pelo melhor para o povo de Ibiúna. Quando a gente quer a gente se une e faz a diferença.”posse-agora

“SER CORRETO E HONESTO”

O vereador Antonio (Naldo) Reginaldo Firmino, eleito pela primeira vez, declarou: “É possível ser correto e honesto; honestidade não é favor e sim obrigação. Ser político não é simplesmente fazer um plano de carreira, mas se doar em favor do próximo. Ibiúna está cansada de sofrer nas mãos de pessoas que só pensam em si mesmas.” Pediu paciência do povo em relação ao prefeito e aos vereadores porque “não existe mágica de tornar no dia 2 tudo maravilha”. Naldo declarou que irá apoiar o prefeito João Mello, assim como fizeram outros vereadores.

“CUIDAR DAS PESSOAS”

“Meu sonho sempre foi cuidar das pessoas. Como prefeito poderei cuidar de muito mais pessoas do que como médico”, afirmou o prefeito João Mello. “Farei de tudo, dia e noite, para realizar esse objetivo. Não vai ser fácil, mas acredito que quando se inicia um ciclo, outro se encerra. Costumo sempre olhar para a frente e assim também atuará minha equipe de governo, formada por pessoas competentes e comprometidas com essa missão.”

“Tomei para mim a responsabilidade de indicar cada um deles e tenho a certeza de que tudo dará certo, com o apoio e a compreensão do Legislativo. Recebi a prefeitura quase falida e, por isso, peço que a população tenha paciência.”

honra

Parafraseando a declaração do presidente norte-americano John Kennedy, João Mello pediu aos ibiunenses que não pensem o que Ibiúna poderá fazer por vocês e sim o que vocês poderão fazer por Ibiúna. “Vamos caminhar juntos, ombro a ombro, e agradecer a Deus pelas mudanças que faremos juntos.”

EQUIPE COMPETENTE

No meio de seu discurso, João Mello fez um intervalo e apresentou pela primeira vez toda a sua equipe de governo, fazendo breves menções às competências específicas de cada um em suas respectivas áreas de atuação, sendo aplaudido pela forma como conduziu a apresentação. Eis sua equipe de secretários:

Anilton Figueiredo (Arrecadação), Marco Mello (Administração), Cesar Petrucelli (Obras), Antonio Carlos Arjona (Assuntos Jurídicos), Jean Marcicano (Meio Ambiente), Jonas de Campos (Governo), Paulo Dias do Carmo (Educação), Huda Siqueira (Saúde), Sandro Cobello (Esporte e Lazer, Turismo e Cultura), Cesar Ossamu Anno (Finanças e Rendas Internas), Maria Angélica Gomes (Assistência Social), Fernando Torre (Agricultura).

posse-nova

VITRINE ONLINE DESEJA FELICIDADE AOS ELEITOS PARA A NOBRE MISSÃO DE SERVIR AO POVO IBIUNENSE.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *