Vitrine Online, a melhor informação !

IBIÚNA 160 ANOS – NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO MUNICÍPIO RECEBERÁ UM DOS MAIORES PRESENTES MUSICAIS DE SUA HISTÓRIA

 

joão carlos martins 1

Nesta sexta-feira (24), dia em que completará 160 anos, o município de Ibiúna receberá um dos maiores presentes musicais de sua história. Nada mais nada menos do que um concerto especial com o pianista e regente João Carlos Martins, mundialmente famoso, e a Camerata Bachiana. Um espetáculo imperdível em que homenagearão o compositor Johann Sebastião Bach, do qual Martins é um soberbo intérprete.

Gratuita e aberta ao público, a apresentação será na próxima sexta-feira, dia 24, às 20 horas, no Centro Cultural Esportivo de Ibiúna – CCEI. O espetáculo é parte do Circuito CPFL de Arte e Cultura, um projeto do Instituto CPFL, com apoio da Prefeitura Municipal de Ibiúna e produção da D’color Produtos Culturais.

João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância e, aos 13 anos, começou sua carreira no Brasil. Cinco anos depois ganhou projeção no exterior. Aos 20 anos, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.
O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua carreira musical. Em 1966, aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou as atividades, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.
A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004, em São Paulo e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, esteve nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo.

Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados, João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem. Em 2010, as duas orquestras se fundiram formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas. É uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, mantendo os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e à Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

ATRAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

As festividades em comemoração ao 160º aniversário do município de Ibiúna, com uma programação variada para atender a todos os gostos, começam nesta quinta-feira, dia 23, prosseguindo até o domingo, dia 26. As apresentações se realizarão na Área de Lazer e no Centro Cultural Esportivo de Ibiúna (CCEI), enquanto os eventos esportivos acontecerão no Ginásio Municipal “Mario Arizono”.

DIA 23, QUINTA-FEIRA A abertura das comemorações ao aniversário da cidade começa às 8h30, com o Torneio de Vôlei Adaptado, que contará com a presença de equipes das cidades de Itanhaém, Cotia e Vargem Grande Paulista. Às 18h30, a festa começa na Área de Lazer, com show de bandas locais. Se apresentarão: Jefferson e Ronaldo; Marcus Fernando e Wagner Cavalcanti. A dupla sertaneja Milionário e Marciano, encerra esse espetáculo.

DIA 24, SEXTA-FEIRA Na Área de Lazer as comemorações começam às 18h30 com bandas locais e regionais. Shows com Cristian e Cristiano, Deluka, Jéssica e Jeniffer e Mc Nativa até 00h30. Mas o grande presente para a cidade acontecerá no Centro Cultural Esportivo de Ibiúna (CCEI). O maestro João Carlos Martins traz aos ibiunenses uma homenagem a Johann Sebastian Bach, a entrada é gratuita e o concerto começa às 20h00. No Ginásio de Esportes, às 19h00, tem preliminar da final da 1ª Copa Futsal, a partida feminina será entre Ibiúna e Carmo São Roque, e às 20h00 rola a bola para a decisão.

DIA 25, SÁBADO A manhã será reservada para o Torneio de Handebol a ser disputado entre Ibiúna, Santana de Parnaíba, Votorantim e Vargem Grande Paulista. Já na parte da tarde, as festividades serão concentradas todas na Área de Lazer, a partir das 19h00, com shows de Louvor e Adoração aos 160 anos de Ibiúna.

DIA 26, DOMINGO Às 8h30, torneio de Basquete entre Ibiuna, Clube Alphaville, São Roque e Mairinque. E tem espaço para as crianças na festa. Às 15h00, programação exclusiva para os baixinhos, com atrações como Frozen, Príncipes e Princesas, Minicraft, Superheróis. Às 18h30 têm início os shows com bandas de rock locais e regionais e para encerrar a festa sobe ao palco U2 Cover Oficial.

 

Comentários