CRIANÇAS E IDOSOS – PEDIATRA DÁ IMPORTANTES DICAS PARA EVITAR DOENÇAS DO INVERNO

dr. adriana

O inverno começou hoje (21) e irá até o dia 22 de setembro; no dia 23, se inicia a primavera.

“Nessa época do ano as crianças estão mais propensas a doenças respiratórias como crises de bronquite, bronquiolites, resfriados e gripes em geral”, adverte a médica pediatra Adriana Ouvinhas Gavioli, que atende no Hospital Municipal de Ibiúna há dezoito anos.

Em entrevista à vitrine online, a dra. Adriana apresenta dicas importantes para proteger a saúde das crianças, assim como dos idosos que sofrem de problemas similares, como pneumonias. A médica chama especialmente a atenção para o fato de Ibiúna ser um município muito úmido, clima que contribui para a criação acentuada de mofo.

Por isso mesmo, é preciso “deixar a casa arejada, aberta para que bata sol, evitar que as crianças fiquem em lugar aglomerado em que proliferam vírus e a contaminação é mais fácil, dar muito líquido, água, que fluidifica a secreção.”

“É importante que os pais fiquem atentos com a situação das crianças. Se elas estiverem com dificuldades de respirar, febre, nariz muito congesto (entupido), então é preciso procurar o serviço médico.”

Em caso de febre, se ela se manifestar por 48 horas ou mais é preciso levar a criança para o pronto-socorro para receber os cuidados necessários e evitar complicações.

OUTROS CUIDADOS

Dra. Adriana recomenda que “a troca de roupas de cama seja feita mais vezes possível, tirar animais de casa, principalmente gatos, que são muito alergênicos, não passar produto químico em casa, não varrer o chão, passar apenas um pano úmido, abrir as janelas para entrar o sol, tirar bichinhos de pelúcia, cortinas, tapete porque são fontes de contaminação”.

Sobre o Pronto Socorro Infantil do Hospital Municipal de Ibiúna, a médica [cuida das crianças internadas] disse que ele está preparado para proporcionar o atendimento necessário. “Dois pediatras dão atendimento 24 horas. “Nós não temos aqui UTI, então, se houver casos mais graves é preciso encaminhar para outro hospital que conta com esse serviço especializado; mas o restante é bem atendido aqui.”

Além das dicas apontadas pela dra. Adriana, é oportuno lembrar que para prevenir gripes é importante evitar contato com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, depois de tossir ou espirrar, após ir ao banheiro, antes das refeições, ao chegar em casa e no trabalho. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço, preferencialmente descartável.

 

 

 

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *