Vitrine Online, a melhor informação !

A alimentação do futuro já existe

Um novo grupo de compostos identificados nas frutas e nos vegetais deverá ser a base da alimentação do futuro. Conhecidos como alimentos funcionais, os fitoquímicos (componentes químicos das plantas) não são considerados nutrientes, já que nossas vidas não dependem deles, da mesma forma que das vitaminas, porém são determinantes na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Os alimentos funcionais são definidos pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária como “todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

Os alimentos funcionais possuem ações determinantes na promoção da saúde e prevenção de doenças, entretanto, os alimentos funcionais sozinhos não podem garantir boa saúde, eles podem melhorar a saúde quando parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes.

Os principais fitoquímicos são:

Fabiana A. Borrego é
nutricionista clínica
www.chefnutri.com.br

Comentários