BOA NOTÍCIA – DADE APROVA NOVO PROJETO PARA CONCLUSÃO DA CICLOVIA DE IBIÚNA

Iniciada em 2011 [portanto há 7 anos], no governo Coiti Muramatsu, e depois de consumir cerca de R$ 5 milhões, a famigerada ciclovia que margeia a área urbana de Ibiúna e parte do varjão continua inacabada, precária, insegura para seus usuários, sem contar que seu protejo é considerado malfeito.

O prefeitos que assumiram o cargo posteriormente, Fábio Bello e prof. Eduardo Anselmo, também não resolveram esse grande abacaxi que deveria ser um local destinado ao lazer e prática de exercícios para a população e visitantes. A ciclovia se tornou um arremedo impossível de comparar até mesmo com cidades de menor porte que Ibiúna. Em suma é vergonhoso ver algo que deveria ser um cartão postal da cidade e que virou motivo de chacota.

Vitrine online apurou que, finalmente, há um motivo sólido de esperança de que seus escombros poderão ser recuperados mediante um novo projeto que recebeu aprovação do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Turismo.

Se o novo projeto que aparentemente vai funcionar como uma espécie de milagre – pois não pode suprimir o que foi (mal) feito, no entanto prevê melhorias importantes para a segurança e a mobilidade a pé ou de bike ao longo dos seus 3,2 quilômetros de extensão.

O projeto prevê iluminação, saídas e acessos aos usuários em determinados trechos, paisagismo, melhor proteção dos taludes, enfim tudo aquilo que minimamente deveria ter sido feito pelas administrações anteriores e que frustrou a população que esperava contar com o mais importante lugar de recreação e de atividades espontâneas da cidade.

A ponte metálica que se encontra em uma curva mas fora de posição de uso não será utilizada, pois foi mal projetada. Uma nova ponte será construída porque a primeira não previu que eram necessárias duas faixas, uma de ida e outra de volta. Em suma: muitas pessoas poderiam ser atingidas por bicicletas ou mesmo ter que se desviar umas das outras para não se chocarem. Há aí nítido sinal de trabalho negligente.

Mesmo nas péssimas condições em que se encontra atrai pessoas que seguindo orientações médicas ou para manter a forma procuram a ciclovia todos os dias, especialmente à luz do dia, porque à noite muitos temem a escuridão e se sentem insegurao.

Apuramos que será feita uma nova licitação e as obras serão retomadas para finalmente serem concluídas. Amém! (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *