PRESIDENTE DA CÂMARA VÊ “COM TRISTEZA” A DECISÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL

O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, Carlos Roberto Marques Júnior (PT), disse ter recebido “com tristeza” a decisão do Superior Tribunal Eleitoral que deferiu o recurso a favor do ex-prefeito Fábio Bello (PMDB) pelo qual será empossado novo prefeito de Ibiúna, no lugar do prof. Eduardo Anselmo (PT).

Carlinhos, que acompanhou o processo decisório do TSE em Brasília e retornou na sexta-feira (28) a Ibiúna, afirmou que, “na verdade, houve uma decisão e nós só temos que aguardar até sua publicação que será encaminhada ao juiz eleitoral de Ibiúna que fará os trâmites para que o novo prefeito seja empossado”.

O presidente da Câmara, disse que se isso tivesse acontecido desde o começo da administração não seria um fato tão triste. “É estranho que a ministra-relatora tenha deferido uma medida cautelar e, em seguida, ido à Tribuna apresentando um voto totalmente contrário à sua decisão anterior.”

A decisão do TSE, de acordo com o parlamentar ibiunense, “acaba prejudicando a cidade, porque haverá necessidade de se fazer uma nova transição para uma nova administração, que vai entrar com novos pensamentos e acho essa situação ruim até mesmo para o prefeito Fábio Bello, porque ele vai pegar a prefeitura no seu pior momento, nos meses de junho, julho e agosto, quando a arrecadação cai”.

“Nós tínhamos projetos em andamento que seriam viabilizados no segundo semestre e aguardamos que o novo prefeito dê continuidade a eles, mas, por enquanto, estamos aguardando a definição do que vai acontecer em Brasília.”

Sem entrevista

Procurado minutos depois para uma entrevista sobre os últimos acontecimentos políticos que o atingem diretamente, o prefeito Eduardo Anselmo (PT), numa atitude inesperada, e demonstrando irritação, se recusou a dar entrevista para a revista vitrine online. Queixou-se de duas matérias publicada pela revista, uma em que a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Estância Turística de São Roque, Ibiúna e Região, fora pedir apoio da Câmara Municipal contra um projeto do Executivo de aumento para dezesseis servidores lotados no Fórum da cidade. O prefeito fez questão de dizer que a informação estava incorreta e que, na verdade, não haveria aumento algum, e sim uma gratificação. Ouvimos novamente o presidente da entidade, Ronaldo da Silva, por telefone, e ele foi taxativo. “Não importa que palavra se use, trata-se de aumento, já que as gratificações se incorporam aos salários dos servidores.”

A outra matéria referia-se a pedido de informações apresentadas por três vereadores da oposição sobre três contratos na área da Secretaria de Esportes e Turismo. Esse fato foi transmitido pelo sistema da Câmara para toda a cidade, via internet. A revista apenas se limitou a noticiar um fato, como tantos outros, de interesse público sem, em nenhum momento, ter feito juízo de valor, coisa que não lhe cabe.

Por fatos extremamente desagradáveis como esse, a revista vitrine online, publicará matérias especiais para os políticos, autoridades em geral e a população entender como funciona e qual o verdadeiro papel da imprensa. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.