AGENDA 2020 – AÇÕES DO CONGEMPI VISAM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA EM IBIÚNA

O Congempi – Conselho Gestor e Participativo do Município e da População de Ibiúna, entidade juridicamente estabelecida na Estância Turística de Ibiúna e que tem como um de seus objetivos o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

A organização é integrada por cidadãos que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Nossa história começa em 2016 e hoje já como uma Organização Social estabelecida cria e se envolve em projetos para podermos compartilhar com o poder público e entidades com o interesse de melhorar nosso município.

O Congempi apoia o desenvolvimento estratégico do município e está convencido que aplicando suas ideias de compartilhamento de projetos pode acelerar a transformação e fortalecer o município para os próximos anos mantendo uma posição equilibrada e dentro de seus objetivos.

Um dos projetos do Congempi é de participar, estamos no processo de seleção, do Observatório Social do Brasil que, hoje, está inserido em 17 estados e 142 municípios e seu trabalho técnico é fazer uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Também estaremos envolvidos em criar projetos de responsabilidade social que pode ser definida como um conjunto de ações que visam promover a melhoria da qualidade de vida de determinados grupos de pessoas ou de uma comunidade, por meio de ações voltadas para a educação, produção e distribuição de renda, além de envolver também aspectos ambientais e sociais relacionados com a sustentabilidade

O Congempi em 2020 pretende propor um movimento dotado de ações para a população de Ibiúna, onde todos possamos trilhar o mesmo caminho, o da retomada do crescimento.

É claro que não depende apenas das nossas ações, mas nós cremos num movimento voltado para a positividade e o crescimento, sem tanto pessimismo, possa ajudar. Por exemplo, todos sabemos do potencial de Ibiúna, todos temos certeza de que vivemos em uma cidade agroecológica e turística, é preciso que os investimentos voltem para a cidade deslanchar.

Precisamos de indústrias sustentáveis, agricultores e outros atores fortes, que gerem empregos e tragam divisas para Ibiúna. É preciso acreditar na cidade, ter moralidade, empenho e apoio de todos, aumentando assim a credibilidade e abrindo-se novas oportunidades de investimentos.

______________________

Este artigo tem a assinatura da Diretoria da instituição constituída por Milton Ribeiro da Costa Jr., Celso Rizzieri e Nerino Galvani Jr.

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *