CORONAVÍRUS – É ESSENCIAL FICAR EM CASA, EVITAR CONTATOS PRÓXIMOS E INTENSIFICAR HIGIENE PESSOAL

Ficar em casa, evitar contatos próximos e intensificar a higiene pessoal, lavando as mãos constantemente, e de objetos de contato, constituem as principais orientações para evitar o aumento de contágios pelo coronavírus.

Redobrar esses cuidados rigorosamente nos próximos dias e semanas pode evitar ou reduzir consideravelmente a tendência de aumento da velocidade de contágio do vírus, segundo anunciou o médico infectologista David Uip, coordenador do Centro Estadual de Contingência contra a doença.

Uip estima que o pico de casos de coronavírus pode ocorrer entre meados de abril e maio, razão por que severas medidas de restrição de circulação foram determinadas pelo governo estadual.

Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada pelo UOL indica que 73% aprovam têm medo e aprovam as medidas de contenção por meio da quarentena. Jovens e mais ricos predominam entre os que pararam de trabalhar, revela a pesquisa.

IBIÚNA

Os reflexos das determinações tanto do Executivo estadual quanto municipal já são visíveis no município de Ibiúna e as orientações devem prosseguir para atingir o maior número de pessoas possível.

O cenário que vinha se repetindo de um massivo número de consumidores, lotando a loja e formando aglomerações perigosas no cenário da pandemia do coronavírus, mudou radicalmente na manhã deste domingo.

A empresa abriu comunicado informando que “visando combater a disseminação do coronavírus, o Superibiúna, a partir deste domingo (22) estará restringindo a quantidade de pessoas em nossa loja. Serão distribuídas senhas para que os clientes entrem gradualmente na loja, evitando aglomerações. Além disso, já estamos restringindo a quantidade de alguns itens de necessidade básica por pessoa, para que assim todos possam ser abastecidos”.

O resultado foi visível: poucos carros no estacionamento e uma grande fila, que se iniciava na porta de entrada do estabelecimento até a rua que dá acesso à loja, para obtenção de senha e aguardar a liberação de acesso ao interior da loja.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *