CORONAVÍRUS – BIOLOGIA É MAIS PODEROSA DO QUE IDEOLOGIA POLÍTICA E CHEFES DE GOVERNO

A pandemia do coronavírus que assola todo o mundo, assim como a gripe espanhola que foi exportada do estado de Kansas nos Estados Unidos para a Europa por meio de soldados durante a primeira guerra mundial, revela que a biologia é mais poderosa do que ideologias política e econômica e que a melhor resposta somente pode vir mesmo da ciência, ainda que a solução demore.

Esse é o cenário visto por um dos maiores cientistas brasileiros na área da neurofisiologia, dr. Miguel Nicolelis, e revelado durante entrevista hoje (15) à Globo News.

A fervura de natureza política que ocorre em Brasília neste momento, em torno da iminente exoneração do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem todos os indícios de que haverá alguma mudança no processo que vinha sendo conduzido sob orientação da ciência e da tecnologia e que se revelará assim que a decisão for anunciada, conforme é cogitada pela grande mídia.

Segundo o autor, a ação do governo deve ser ter um comando unificado, assim como a mesma linguagem em bases técnicas e científicas, e todos os atos comunicados à população com transparência e correção.

O tempo vai dizer com fatos observáveis se a decisão do presidente da República terá sido a favor da vida, da economia ou apenas de uma demonstração de poder desnecessária e beirando a atitudes típicas de vaidade irracional e problemática.

Os especialistas demonstram, considerando o despreparo não apenas do Brasil, mas de todos os países, para lidar com um fenômeno de natureza biológica, que o melhor a fazer é manter o distanciamento social, devendo as pessoas permanecer em suas casas, a fim de evitar a contaminação pela doença que tem causado uma mortandade assustadora.

Outro temor considerável a que nos chama a atenção o médico neurofisiologista e cientista brasileiro, dr. Miguel Nicolelis, 59, considerado um dos maiores cientistas do mundo em sua área, diz respeito com o fim do outono e chegada do inverno.

Nicolelis faz uma previsão que com a baixa da temperatura haverá convergência de vírus como chikungunya, dengue, zika vírus, além da gripe influenza, extremamente perigosa com a ocorrência, ao mesmo tempo da Covid-19, um vírus agressivo e mortal para o qual ainda levará tempo para ser combatido por meio de uma vacina.

O cientista enalteceu o papel na imprensa tanto no que diz respeito à informação quanto orientação médica correta à população, como vem fazendo, que também combate um pernicioso processo de publicação viral de fake news que confunde o povo e o torna inseguro e desconfiado. A informação correta e transparente é uma das melhores formas de combater um inimigo comum invisível. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

 

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *