RECONTAGEM DOS VOTOS NA 6ªFEIRA CONFIRMARÁ VANTAGEM DE BELLO

A recontagem dos votos recebidos por Fábio Bello (PMDB) nas eleições de outubro de 2012 será realizada nesta sexta-feira (6), às 10 horas, no Cartório Eleitoral de Ibiúna. O edital convocatório dessa cerimônia, que definirá formalmente quem venceu a eleição para prefeito e vice do município, será afixado no Cartório Eleitoral às 10 horas da manhã desta quarta-feira (4), quarenta e oito horas antes de sua efetivação, de acordo com a legislação eleitoral.

Participarão desse ato obrigatório para oficializar os resultados das apurações o juiz-eleitoral, o promotor, as partes interessadas – de um lado Fábio Bello e Tadeu Soares e, de outro, Eduardo Anselmo e Adal Marcicano – e os presidentes dos partidos políticos locais.

O prefeito empossado, Eduardo Anselmo (PT), recebeu 16.224 votos. Quando a recontagem estiver feita, Fábio Bello (PMDB) deverá totalizar 19.096 votos, ou seja, 2.872 a mais que o primeiro, que tomou posse porque a candidatura de Bello fora indeferida em julho de 2012 por improbidade administrativa. Esse processo, portanto, já dura um ano e dois meses.

Recentemente, Bello teve sua candidatura deferida por medida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral e, na última sexta-feira, dia 30, por despacho da juíza-relatora do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Clarissa Campos Bernardo, obteve liminar em um mandado de segurança contra o ato do juiz-eleitoral substituto de Ibiúna que suspendeu a recontagem de votos. Em seu despacho, a juíza-relatora do TRE-SP determinou a recontagem dos votos e, “com os resultados obtidos, proceda-se nos termos da legislação eleitoral”.

[Leia abaixo a entrevista com o juiz-eleitoral de Ibiúna, Dr. Wendell Lopes Barbosa de Souza, que explica como se dá esse processo].

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.