PREFEITURA DE CHAPECÓ CRIA MENSAGENS EM TRÊS IDIOMAS PARA COMBATER COVID-19
Em Chapecó, no estado de Santa Catarina, o prefeito iniciou a postagem de avisos em vários idiomas visando combater a contaminação por covid-19. Com uma população de 224 mil habitantes, a cidade tem entre seus moradores cerca de 15 mil haitianos, 10 mil venezuelanos e 6 mil angolanos. Somente no mês de fevereiro foram registradas 150 mortes.
A medida do prefeito resulta do fato de muitos desses imigrantes não entenderem o português, razão porque considerou traduzir a mensagem para seus respectivos idiomas. Francês para os haitianos, espanhol para os venezuelanos e crioulo para os angolanos. Veja abaixo.
Em português a mensagem divulgada pela prefeitura é:
. Não realize festas, aglomerações e reuniões de pessoas.
. Use sempre álcool e máscaras faciais.
. Não compartilhe objetos de uso pessoal.
. Fique em casa.
. Contribua para não propagar a covid-19.
. Essa responsabilidade também é sua.



LOCKDOWN
Na manhã de ontem (27) o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, anunciou que vai prorrogar o lockdown parcial no município até o próximo domingo (7). A decisão foi tomada após o recorde de número de mortes por covid-19 nas últimas 24 horas: 15.
O diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar Arcanjo, disse que “foram as piores 24 horas no período da covid”.
CHAPECÓ
Localizado a 550 quilômetros de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Chapecó é um importante centro industrial, financeiro e educacional e exportador de produtos alimentícios.