“SITUAÇÃO DA PREFEITURA É GRAVE”, DIZ BELLO AO RECEBER PRIMEIROS DADOS DA AUDITORIA

“É grave a situação da prefeitura”, disse Fábio Bello em entrevista exclusiva à revista vitrine online hoje (9), ao saber dos primeiros resultados da auditoria que sua equipe de confiança fez desde as primeiras horas da manhã em setores prioritários como saúde, segurança, educação, garagem e promoção social. A prefeitura permaneceu fechada e só voltará ao expediente normal nesta terça-feira (10).

“Encontramos muitas irregularidades”, prosseguiu Bello, com uma lista de pelo menos trinta itens em mãos. “Temos convênios que eram para execução de algumas obras, mas o dinheiro não se encontra na conta. Um exemplo: o dinheiro destinado à compra de mobiliários para os postos de saúde foram utilizados em outra coisa. Ninguém sabe para onde foi e agora eu tenho que prestar contas e devolver esse dinheiro. As obras da Rodoviária, da Delegacia, da Ciclovia estão paralisadas. Gastaram dinheiro das ambulâncias em outros setores e igualmente vamos ter que prestar conta dele. No caso do posto de saúde do Salto da Vargem, pagaram R$ 40 mil para um engenheiro para realizar o projeto. Isto está errado e teremos que devolver também esse recurso. Na área da merenda escolar pagaram R$ 90 mil para um fornecedor e a compra da merenda não foi efetivada. Essa é outra quantia que teremos que devolver ao Governo Estadual.”

O novo prefeito anunciou que fará comunicação de todas as irregularidades encontradas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ao Ministério Público, sendo que “há casos devem ir até à Polícia Federal”, enfatizou Bello.

Fundo Social

A primeira dama de Ibiúna, agora pela terceira vez, já que Bello governou a cidade por dois mandatos, Deize de Oliveira Simão, permaneceu ao seu lado desde às 8 horas da manhã, acompanhando os trabalhos na sala de reuniões onde se encontravam o vice-prefeito Tadeu Soares, advogados, e pessoal de sua equipe de confiança.

Bello afirmou que Deize irá cumprir missões humanas muito importantes à frente do Fundo Social de Solidariedade. Uma de suas tarefas será a retomada das obras abandonadas das 189 casas do Jardim Nova Ibiúna, cuidar das pessoas carentes, do “Projeto Casa da Criança”, que terá uma continuidade mais eficiente e moderna. Também fará um trabalho especial em relação aos andarilhos que estão na cidade, que serão tratados de maneira humana e encaminhados para suas famílias, receberão tratamento de saúde. “Então, nós vamos fazer um trabalho voltado para a população que necessita de atendimento com sensibilidade e humanidade, já que o Poder Executivo não tomou providência nenhuma e ela vai tentar procurar o caminho para ajudar essas pessoas”, disse o prefeito.

Deize declarou à vitrine online que seu marido ama Ibiúna como se fosse sua segunda família e que, por isso, está tendo mais uma oportunidade. “Ele é uma pessoa iluminada e recebeu essa missão para cumprir.”

Secretário da Saúde

Por questão de premência, o primeiro nome a ser nomeado no corpo de secretários de Bello será o de Reginaldo Ribeiro, 40, formado em processamento de dados e pós-graduado em Gestão de Saúde, que conhece profundamente o funcionamento do Hospital Municipal onde trabalhou no setor administrativo durante doze anos (exceto nas gestões Coiti e Eduardo Anselmo).

Sem cadeira

Inconformado, Bello disse que nem mesmo cadeira havia no seu gabinete que estava sendo pintado – passará do bege para o “branco da paz”, como definiram o pintor e alguns pessoas muitos próximas ao prefeito. Na verdade, a cadeira que serviu ao prefeito Coiti e a Eduardo Anselmo (que fez raríssimo uso dela, pois despachava na sala ao lado) pertencia a Sérgio de Matos, que foi secretário de Governo de Coiti e que a tomou de volta.

Telefones pós-pagos

A atenta equipe do novo governo estava correndo atrás das 36 linhas de telefones pós-pagos comprados pela prefeitura e que se encontram espalhados entre diversos usuários.

Carro oficial

Até mesmo se comentou sobre o carro oficial da prefeitura que não teria sido encontrado pelo menos até a redação desta notícia.

Alckmin

Antes da entrevista, Bello recebeu telefonema do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que lhe cumprimentou pela posse e se pôs à disposição para apoiá-lo. Bello mencionou que alguns bairros estão com problema de falta de água. Ficou acertada uma reunião para a próxima 5ª feira no Palácio dos Bandeirantes para tratar desse e outros assuntos ligados à infraestrutura do município.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.