IBIÚNA – CHEGA A 144 ÓBITOS POR COVID-19 E 80 CASOS DE CONTAMINAÇÃO POR DIA NA ÚLTIMA SEMANA

Nos últimos cinco dias – de 15 a hoje, 20 de junho – em média 80 pessoas foram contaminadas por coronavírus no município, de acordo com os dados dos boletins epidemiológicos emitidos pela Prefeitura. Essa é a maior média observada nos últimos meses, indicando que o nível de transmissão do vírus está em ascensão.

[A foto acima mostra a entrada do Pronto Socorro Infantil do Hospital Municipal de Ibiúna que dá acesso à ala de atendimento aos casos de covid-19.]

No total, até o momento Ibiúna registrou 3.905 casos positivos anotados oficialmente, com um total de 144 óbitos, havendo ainda 3 óbitos suspeitos por covid-19.

Há, no dia de hoje 488 pessoas em isolamento domiciliar e 132 aguardando resultados dos testes. Há, no Hospital Municipal, ainda de acordo com o boletim epidemiológico 16 pessoas internadas sendo 13 confirmados e 3 suspeitos.

Embora 3.273 pessoas tenham sido consideradas casos recuperados, o que é uma notícia positiva, é de se lamentar o total de óbitos registrados que enlutaram 144 famílias, com perdas de vidas que vêm causando muita dor e sofrimento.

Trata-se de avós, pais, filhos, tios, irmãos, amigos, conhecidos, muita gente jovem, vidas perdidas para a doença.

Definitivamente, todos sabemos ou deveríamos saber que a única arma com eficácia para combater a doença é a vacinação, mas também a adoção de medidas preventivas com o uso de máscaras faciais, desinfetar as mãos com álcool em gel, lavar as mãos constantemente com água e sabão, manter distanciamento social e não participar de aglomerações, sobretudo em ambientes fechados.

Está comprovado que a prática continuada dessas medidas preventivas evita efetivamente tanto a transmissão quanto a recepção do vírus tão agressivo quanto impiedoso para levar vidas que são insubstituíveis.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *