BOA NOTÍCIA – 60% DA POPULAÇÃO IBIUNENSE JÁ TOMOU PELO MENOS UMA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

Como noticiamos hoje (12) pela manhã, o município de Botucatu registrou uma queda de 86% de novos casos de covid-19. Isso atesta a eficácia da vacina contra o vírus, uma vez que a população daquela cidade teve uma vacinação em massa há cerca de dois meses com pelo menos uma dose.  

Igualmente se registrou queda tanto no número de óbitos quanto de casos graves da doença. Em suma, a vacina é efetivamente a arma mais eficaz para combater o coronavírus e proteger a população.

Algo similar já pode estar acontecendo em Ibiúna, embora não tenhamos conseguido obter informações estatisticamente seguras por aqui.

Mas, ao atingir hoje 48.385 doses aplicadas [38.172 – primeira dose; 10.213, segunda dose], Ibiúna conseguiu dar cobertura para cerca de 60% da população, fato que deverá se refletir – espera-se – na diminuição dos contágios assim como de casos mais graves e óbitos.

Talvez não seja mera coincidência que o Boletim Epidemiológico divulgado hoje pela Prefeitura registre apenas 7 casos de internações no Hospital Municipal, sendo um confirmado e seis suspeitos, um dos menores números computados nos últimos meses.

Isto, no entanto, não é motivo para as pessoas acharem que possam relaxar nas medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades da saúde: usar máscaras faciais, higienizar as mãos com álcool em gel, lavar bem as mãos com água e sabão; manter distanciamento social e de aglomerações.

Mesmo uma pessoa vacinada pode tanto ser contaminada como transmitir o vírus, uma vez que praticamente não há testagem de anticorpos em vacinados e as reações protetivas da vacina podem variar de pessoa para pessoa, bem como no tempo, daí haver necessidade de uma segunda dose de reforço na maioria absoluta de vacinas.

Até o momento, desde o início da pandemia em março de 2020, a Vigilância Epidemiológica do município que fornece as informações oficiais sobre a pandemia, anotou 4.248 casos positivos e 158 óbitos. Nesse mesmo período, 4.093 casos foram recuperados. Neste momento há 135 em isolamento social, 81 pessoas aguardando resultado e 3 óbitos suspeitos por complicações decorrentes covid-19.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *