COMITÊ INICIA DISCUSSÃO SOBRE O FUTURO DA REPRESA ITUPARARANGA

Já é rotina assistirmos nos noticiários a crise hídrica que está afetando nosso país. E para nós, ibiunenses, esta crise está ainda mais evidente quando observamos a situação da Represa Itupararanga, num cenário desolador.

Itupararanga é essencial para o abastecimento público de quase um milhão de pessoas de Sorocaba e região. A geração de energia pela empresa Votorantim Energia é outra atividade que também utiliza as águas do reservatório.

Mas, com base nas informações apresentadas pela empresa durante uma reunião com a ONG SOS Itupararanga que aconteceu recentemente, estamos diante de um futuro incerto.

A represa está com cerca de 32 % do seu volume, na cota 819 m, mas a empresa disse conseguir manter as vazões de 6m³/s (geração de energia) mais 2,15m³/s (para o abastecimento de Sorocaba) mesmo que o reservatório tenha sua cota rebaixada para 807,5m.

O alerta é que o balanço hídrico tem demonstrado que a vazão de água que entra na represa está muito abaixo da vazão que sai, e em breve, com a escassez de chuvas, o reservatório atingirá seu nível mínimo.  

REUNIÃO É NESTA QUARTA-FEIRA

Uma solução imediata e que já foi pedida ao Ministério Público pela SOS Itupararanga é a redução da vazão da represa, e este será um dos assuntos a serem discutidos em um encontro que acontecerá nesta quarta-feira (28).

Viviane: a represa é essencial para a região

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê (CBH-SMT), órgão que faz a gestão das águas, criou um grupo de acompanhamento da crise hídrica, e realizará uma reunião conjunta das suas câmaras técnicas de Proteção das Águas (CT-PA) e de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI), juntamente com o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga. A Votorantim Energia apresentará informações técnicas e de prognóstico do nível do reservatório da Usina de Itupararanga, e discussões em função do cenário de déficit hídricos.

O Comitê terá um papel importante nas discussões e na definição da nova vazão do reservatório neste período crítico.

Acompanhe a reunião e mande suas contribuições:

Dia: 28/07/2021 (quarta-feira)

Horário: Início: 9h – Término previsto: 11h30

Link para acesso (YouTube Agência SMT):  https://www.youtube.com/watch?v=MdmYeXbS_rI

Por Viviane de Oliveira, diretora executiva da SOS Itupararanga

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *