ITUPARARANGA – ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SOROCABA PODERÁ FICAR CAÓTICO EM 45 DIAS

O nível da represa Itupararanga se encontra a 1,38 m da cota limite de 817,50 m a partir da qual o fornecimento de água domiciliar para Sorocaba fica comprometido.

Se for considerado que o nível das águas está caindo 3cm/dia, basta fazer a conta para se chegar à conclusão de que o caos no abastecimento para a população está com data contada: daqui a 45 dias.

Essa é a previsão cogitada ontem (9) durante a 7ª Reunião Extraordinária do Conselho Gestor da APA da Itupararanga remota que contou com a participação de 34 conselheiros membros, além de convidados, e aprovou uma série de propostas apresentadas pela ONG SOS Itupararanga.

A represa de cuja extensão 64% se localizam no município de Ibiúna é o principal manancial de abastecimento de água para Sorocaba, algo estimado em torno de 90% do consumo para uma população estimada de 700 mil habitantes. O reservatório também abastece as populações de outras cidades como Votorantim, Alumínio e Mairinque, além de mover as turbinas da Votorantim Energia para produção de energia elétrica.

SITUAÇÃO “GRAVÍSSIMA”

Conforme vitrine online vem noticiando, o Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê vem realizando uma série de reuniões devido à situação “gravíssima” decorrente do baixíssimo nível do volume das águas do reservatório, coordenadas pelo seu vice-presidente, biólogo Dr. André Cordeiro, que tem feito diversos alertas sobre a gravidade hídrica do momento, sobretudo em relação à “espera de chuvas que não vêm”.

Ele também adverte de que vai demorar para a recuperação do nível das águas.

Entre as decisões tomadas pelo Comitê se incluem a redução do nível de vazão das águas para produção de energia elétrica que já está sendo cumprido pela Votorantim Energia, entre outras medidas emergenciais, como contingenciamento no uso das águas, o que já levou as prefeituras de algumas cidades a implantar um plano de racionamento, além de campanha educativa e medidas punitivas.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da SAEE, concessionária dos serviços de água e esgoto, de acordo com os integrantes do Conselho Gestor, não estaria cumprindo com sua parte na adoção desses medidas.

Braço da represa revela a situação da represa que se agrava a cada dia

PROPOSTAS APROVADAS

Na reunião do Conselho Gestor realizada ontem, sob a presidência de Waldnir Gomes Moreira, gestor da APA Itupararanga, foram aprovadas importantes propostas não apenas relacionadas com as questões críticas que estão sendo enfrentadas, mas, também, com o futuro dos recursos hídricos na região.

Entre elas, ficou decidido:

. que o Conselho Gestor deverá enviar ao DAEE pedido de revisão da outorga do SAEE/Sorocaba, de modo que seja descontada da captação no reservatório a vazão captada no Rio Sorocaba na ETA Vitória Regia;

. que o SAEE/Sorocaba implante imediatamente as medidas necessárias para redução de consumo de água no município;

. que o Conselho Gestor da APA seja consultado pela Prefeitura de Sorocaba e SAEE/Sorocaba para aprovação de novos empreendimentos no município de Sorocaba que serão abastecidos pelo reservatório de Itupararanga;

. que no processo de renovação de outorga da Votorantim Energia [que deverá ocorrer em 2023] sejam atendidas as exigências do Plano de Manejo, no caso de renovação de licença de operação.

OBRAS DE SANEAMENTO

O Conselho também aprovou importante medida que deverá exigir ações concretas e objetivas por parte dos municípios abrangidos pela APA de Itupararanga:

O Plano de Manejo da APA apresenta diretrizes sobre o saneamento ambiental, visando minimizar os impactos decorrentes da falta de tratamento de esgoto e da disposição inadequada de resíduos sólidos em território da unidade de conservação.

O saneamento ambiental enquanto diretriz principal deverá ser perseguido como meta para promover a coleta e o tratamento de todo o efluente gerado na área da APA de Itupararanga, bem como a coleta e disposição adequada dos resíduos sólidos gerados através de obras públicas e privadas, além da promoção de incentivos à instalação de sistemas alternativos de saneamento ambiental. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *