IBIÚNA – ZOONOSES RETOMA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA EM CÃES E GATOS

O Centro de Controle de Zoonoses de Ibiúna (CCZ) retomou a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Desde 2019 a vacinação antirrábica não era dada no município. Com a reestruturação do CCZ, uma das principais medidas foi retomar a imunização dos animais. A partir dessa semana já será possível realizar o agendamento para a vacinação.

Desde o início deste ano, o Estado de São Paulo extinguiu as campanhas anuais de vacinação antirrábica, tornando a ação contínua durante todo o ano. A médica veterinária do CCZ explicou que, ao invés do que acontecia anteriormente, quando as campanhas eram pontuais, agora, a Zoonoses fará a vacinação durante todo o ano mediante agendamento.

A raiva é uma antropozoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa. A característica mais conhecida é a “espuma” que se forma na boca de quem está infectado. No entanto, a salivação excessiva é apenas um dos sintomas.

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos. Manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.

Os agendamentos e mais informações podem ser feitos diretamente na sede do CCZ, na Rua Ribeirão Pires, s/n° – bairro Recanto Primavera, de segunda a sexta-feira das 9:00 às 15h30, ou pelo telefone (15) 3294-1381 e WhatsApp (15) 99741-4783.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *