A.C. CAMARGO ANUNCIA QUE DEIXARÁ DE ATENDER AO SUS; CAI OFERTA DE SERVIÇOS NA REGIÃO SOROCABA
O Hospital A.C. Camargo, que funciona há 70 anos e é referência no tratamento do câncer, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, anunciou que deixará de atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de dezembro deste ano.
A TV Globo pediu à instituição que informasse o motivo dessa decisão, mas até o momento em que esta notícia era redigida não tinha obtido resposta.
Essa notícia certamente levará preocupação a muitas famílias que têm parentes que precisam de tratamento especializado, de todo o Brasil, e que não mais poderão contar com atendimento.
Se o motivo for de natureza econômica, sempre provável em casos similares, é provável que o SUS, o maior sistema de saúde pública do mundo, pode estar sofrendo um processo de negligência, enquanto bilhões de reais são destinados para as campanhas eleitorais, orçamentos secretos do Congresso Nacional e outros destinos igualmente em segredo.
Como vitrine online apurou a oferta de serviços de exames, consultas e cirurgias foi reduzida em toda a Região Sorocaba constituída por 48 municípios e soube que a mesma situação está ocorrendo em todo o Brasil provavelmente por desinvestimentos.
Uma informação específica dá mostras dos fatos observados, a falta de contrastes para a realização de vários exames. Isto, por si só, já é causa de adiamento de exames.
Questionada por vitrine online, a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, no entanto, informou que “os serviços estaduais de saúde de São Paulo seguem em plena operação para atender toda a população”.
É fato que a pandemia alterou profundamente os atendimentos hospitalares, com reagendamentos ou reprogramação com base em avaliação caso a caso. Em maio último, o Governo de São Paulo “anunciou o Mutirão das Cirurgias para zerar a fila de mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas atualmente na Central de Regulação (Cross), com 54 cirurgias ofertadas no SUS em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestiva e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia”.
Profissionais que atuam no setor, todavia, notaram a diminuição do número de serviços em comparação com dados históricos de atendimento. Basta, aos pacientes, observarem o tempo em que são chamados após os encaminhamentos médicos.
A.C. Camargo
[Atualização: segundo o Hospital informou, a principal razão para o fim dos atendimentos públicos é a diferença da tabela do SUS para consultas, procedimentos e cirurgias. Isso faz com que a instituição tenha que usar recursos próprios para conter o rombo em seu orçamento.]
