IBIÚNA – CONFIRA AS SEÇÕES ELEITORAIS E DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ VOTAR NESSE DOMINGO
Nas eleições que se realizarão no próximo domingo, dia 2 de outubro, cinco cargos estão em disputa: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.
COMO VOTAR
A sequência dos cargos na urna eletrônica aparecerá na seguinte ordem:
- O primeiro voto será para deputado federal (quatro dígitos*);
- O segundo voto será para deputado estadual (cinco dígitos);
- O terceiro voto será para senador (três dígitos);
- O quarto voto será para governador (dois dígitos);
- O quinto voto será para presidente da República (dois dígitos).
- Dígitos são os números dos candidatos
HORÁRIO DA VOTAÇÃO
Os eleitores terão 9 horas para votar nas seções eleitorais, das 8 às 17 horas.
PARA QUEM É OBRIGATÓRIO
O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.
SEGUNDO TURNO
Onde houver segundo turno, a votação se realizará no dia 30 de outubro.
Nesse caso, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República.
O QUE É PROIBIDO
Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar.
PRECISA DE BIOMETRIA PARA VOTAR?
Quem já teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar as digitais como forma de identificação no dia da eleição. No entanto, eleitoras e eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico não precisam se preocupar. Todas as pessoas que estiverem com o título regular poderão votar normalmente, mesmo que não tenham biometria coletada pela Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral fez um convênio com alguns órgãos, entre eles o DETRAN e a Secretaria da Segurança Pública. Com isso, as pessoas que possuem biometria coletada nestes órgãos poderão efetuar o voto biométrico.
DOCUMENTO PARA VOTAR
Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:
- e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
COLINHA ELEITORAL
A Justiça Eleitoral incentiva a eleitora e o eleitor a levar para a cabine de votação a chamada colinha eleitoral, com os números de candidatas e candidatos escolhidos. O uso da cola no dia da eleição torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação.
VOTOS SÃO INDEPENDENTES
Os votos para cada cargo são independentes. Se o eleitor votar apenas para presidente da República e optar por votar em branco para os outros cargos, o voto para presidente vai valer do mesmo jeito. Muitas fake news afirmam que, neste mesmo exemplo, o voto para presidente deste eleitor seria anulado, pois seria considerado um “voto parcial”. Mas isso simplesmente não existe.
É possível votar somente para presidente ou para qualquer outra função se essa for a vontade do eleitor. Isso acontece porque a urna eletrônica contabiliza cada voto individualmente e a escolha por votar em branco ou nulo em um dos cargos não interfere na forma como a votação será computada pelo aparelho.
LOCAIS DE VOTAÇÃO EM IBIÚNA



