IBIÚNA – PELA PRIMEIRA VEZ, PREFEITURA AUTUA DONO DE CAVALO POR CRIME DE MAUS-TRATOS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibiúna, realizou pela primeira vez no município, na segunda-feira (3), uma autuação contra o crime de maus-tratos aos animais baseado na Lei 1380/2007, artigos 3, 4, 6, 35 e 36, que tratam sobre a posse responsável. O crime aconteceu no bairro Campo Verde, onde um cavalo foi encontrado agonizando e precisou ser sacrificado.

Após denúncias de moradores locais feitas à GCM, o animal foi encontrado caído no meio lama. Ele estava debilitado, sem condições de se levantar havia dias, segundo as denúncias. A informação é de que o proprietário teria deixado o animal no local sem prestar socorro ou ajuda veterinária.

O CCZ solicitou ao proprietário o histórico clínico do animal, que não foi apresentado, portanto, um médico veterinário particular de grandes animais foi chamado ao local para avaliação. Após exame realizado pelo veterinário, o mesmo indicou a eutanásia. Após autorização do proprietário, a mesma foi feita no local seguindo todos os protocolos éticos para o procedimento.

Diante dos fatos, o proprietário do animal foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Ibiúna e responderá processo criminal por maus-tratos ao animal e não cumprimento da posse responsável.

A veterinária Nayla Fernanda, do CCZ, alerta que “maus tratos ao animal é crime e a fiscalização do município está averiguando todos os casos”. Lembrando que a nova Lei assinada pelo atual presidente penaliza o crime com reclusão de 2 a 5 anos. Fonte: Prefeitura

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *