GRATO A DEUS, SEO PARANÁ RECEBE TÍTULO DE “CIDADÃO IBIUNENSE” AOS 112 ANOS

A Câmara Municipal de Ibiúna entrou em estado de graça na manhã desta terça-feira (18) com a presença marcante, lúcida, espirituosa, alegre e feliz do senhor Olavo Queiroz de Souza, conhecido como seo Paraná.

Ex-escravo, 112 anos, seo Paraná recebeu o título de “Cidadão Ibiunense”, em meio a aplausos, risos provocados pelo seu humor fino, polido e  gracejos arrebatadores.

Apoiado em uma bengala de metal, dirigiu-se delicadamente para o púlpito para agradecer a honraria.

“Estou muito emocionado. E quero dizer para essas pessoas que estão aqui que esse é um momento muito importante para a minha vida. Eu sou abençoado por Deus”.

“O que está acontecendo hoje aqui já estava escrito por Deus. Estou com 112 anos, mas sei o que estou falando. Eu sei a responsabilidade deste lugar, do papel dos vereadores.”

“Cheguei aqui [em Ibiúna] em 1935*, um garotão de 25 anos. Era o tempo de carro de boi, não tinha estrada. Fui trabalhar lá no fundão do Verava [bairro afastado do centro], fazer carvão.”

“Sinto orgulho de ser ibiunense, aqui formei uma família bonita, muitos amigos e sempre procurei viver bem!”

A filha Débora, o genro Jorge, seo Paraná e a filha Geiza: placa de prata e título de cidadania ibiunense

“Eu estive procurando [ser reconhecido com o título de “Cidadão Ibiunense”] por 87 anos.”

“Estou feliz, veja minha filha bonita [Geiza] com a qual vivo junto com meu genro [Jorge]. Sou muito bem tratado!”

“Deus abençoe cada um de vocês aqui presentes. A felicidade não é ter muito dinheiro, muitas propriedades, muitos amigos ricos. A felicidade vem de Deus! Confiem em Deus e amem direito, sejam honestos, o resto Deus completa em sua vida.”

Vereador Aladin, Débora, Jorge, Paraná, Geiza e Soledade Lima, amiga

SOLENIDADE

Aprovado por unanimidade dos parlamentares ibiunenses, o título foi outorgado ao seo Paraná por iniciativa do vereador Geraldo Flávio Amaro (Aladin). D. Maria, mãe de Aladin, lhe entregou uma placa com os seguintes dizeres: “São poucas as pessoas que podem se vangloriar de ter uma vida tão cheia, tão rica de histórias para contar.”

Ao sair do plenário, Paraná fez questão de fotografar ao lado do seu velho amigo José Gomes Linense

Terminada a sessão chegou o momento de muitas fotografias ao lado dele, dos vereadores, das pessoas que participaram do evento.

Houve um momento, quando seo Paraná saia do plenário, que é um revelador do seu caráter amistoso, que tanto o fez ser respeitado em todo o município. Fez questão de tirar uma foto ao lado do historiador de Ibiúna, José Gomes Linense, seu amigo de longa data, um octogenário, também já agraciado com o título de “Cidadão Ibiunense” e vereador eleito por três vezes.

(*) Para saber mais sobre a vida do seo Paraná leia a notícia publicada por vitrine online (www.vitrineonlineibiuna.com.br) no dia 4.9.2022, sob o título: PERSONA – AOS 112 ANOS, EX-ESCRAVO, PARANÁ, REVELA SEGREDOS DE UMA LONGA VIDA.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *