NA TVUNA – ESCOLA ESTADUAL DESENVOLVE PROJETO PEDAGÓGICO INOVADOR EM IBIÚNA
Os alunos da Escola Estadual Olimpia Falci, em Ibiúna, estão vivendo como protagonistas uma experiência pedagógica inovadora por meio do “Projeto Expo Nunca Esqueceremos”, criado pelo professor Hudson Lima Ferreira, coordenador de Gestão Pedagógica da Área de Ciências Humanas do PEI [Programa de Ensino Integral]. [Na foto, Prof. Hudson aparece em primeiro plano e os alunos em torno da fogueira, um dos símbolos da inquisição católica.]
Depois de vencer uma resistência inicial “por tratar de temas sensíveis”, atualmente o projeto encontra ressonância positiva tanto dentro como fora da escola.
Em 2022, recebeu menção honrosa no Encontro de Práticas Pedagógicas Inspiradoras no Estado de São Paulo, realizado pela Efape – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo e pelo CMSP – Centro de Mídias do Estado de São Paulo que avalia apresentação de ideias de 10 melhores profissionais de educação.
O projeto igualmente foi reconhecido pelo Memorial do Holocausto de São Paulo, que foi parte importante da 2ª edição da Expo Nunca Esqueceremos, que apresentou a história do Holocausto Judeu.
EXPERIÊNCIA VIVA
“O processo educativo é um desafio constante”, afirma Hudson Lima. “Muitos estudantes têm receio de verbalizar suas visões de mundo em sala de aula, mas quando desafiados se agigantam e lutam para defender suas ideias.” E prossegue:
“Hoje eles recebem o convite para participar da Expo com alegria. Quando chega a semana da montagem dos painéis da expo na quadra da escola, eles desenvolvem o espírito do trabalho em equipe que quase não existe mais dentro da sala de aula. E, um detalhe, na semana da expo, eles experimentam os sentimentos de ansiedade, angústia e euforia, ou seja, aqueles corpos que muitas vezes estão imóveis em sala de aula durante uma aula expositiva, agora estão de fato vivos.”
PROJETOS OUSADOS
Hudson Lima avalia que “a geração dos nascidos na era digital são mais difíceis de serem provocados para o ensino aprendizagem, e, por esse motivo, a escola deve ousar em projetos. O estudante hoje não será estimulado se os professores transmitirem uma informação que já está na internet, aprender sobre tal informação ele, o estudante, pode fazê-lo no conforto do sofá de sua casa assistindo uma vídeo aula no Youtube. Portanto, a escola deve desenvolver práticas diferentes”.

TRÊS EDIÇÕES
Os alunos já produziram e participaram de três exposições: 1ª Expo: Escravização de seres humanos no tráfico negreiro: 2ª Expo: Holocausto Judeu; 3ª Expo: Inquisição Católica.
A apresentação, aberta ao público, é um museu ao vivo no pátio da escola.
O tema da 4ª edição ainda não está definido. Eles são votados pelos professores de ciências humanas do ensino médio. Mas deverão ser objeto de exame os seguintes: Apartheid, Regime Militar no Brasil, Tragédias ambientais e Genocídio com os povos tradicionais (populações indígenas).
AO VIVO NA TVUNA
Para falar sobre esse assunto de notável importância educacional em Ibiúna, o professor Hudson Lima, também sociólogo, é o convidado da TVUNA no programa, ao vivo, que irá ao ar na próxima quarta-feira, dia 4, às 20h, com transmissão direta pelo Youtube, Facebook e Instagram. Inscreva-se já: youtube.com/@tv-una