IBIÚNA FAZ 167 ANOS, MAS SUA HISTÓRIA COMEÇOU NO SÉCULO XVII

A cidade de Ibiúna comemora neste domingo (24) seu 167º aniversário como município, mas sua história começou em 16l8 [século XVII), quando quatro mil bandeirantes, além de índios capturados e religiosos, partiram de São Paulo para descobrir minas de ouro, prata, pedras preciosas e colonizar o território.

Quando chegaram à região onde se localiza o município de Ibiúna encontraram muitas dificuldades de penetrar nas matas fechadas e terras extremamente úmidas. E aqui se dividiram: uma leva rumou em direção ao Sul do País e outra, para a região de Mato Grosso, onde fundou Cuiabá.

Bem, mas isso é apenas o início da cidade, porque quem vai contar toda a história de Ibiúna é José Gomes Linense, o historiador do município, a memória viva do alto dos seus 87 anos sabe como ninguém como chegamos aos dias atuais.

Linense e Hélio Vieira Ribeiro Filho, técnico de informática e piloto de droner há nove anos participam do programa ao vivo da TVUNA nesta quarta-feira, numa homenagem à cidade e a toda a sua população natural, adotiva e todos aqueles que para cá vêm simplesmente por ter um contato com ar puro e uma natureza exuberante.

SE LIGUE NA TVUNA

O programa vai ao ar às 20h, com transmissão direta pelo Youtube, Facebook e Instagram e você poderá interagir diretamente com os entrevistados fazendo perguntas, comentários e considerações do que sentem a respeito da cidade.

Inscreva-se: youube.com/@tv-una.  

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *