IBIÚNA ELEIÇÕES 2024 – ESTE ANO, MEU VOTO SERÁ SANITÁRIO
Vitrine online, visando a contribuir com o processo eleitoral deste ano no município de Ibiúna, iniciou a publicação de uma série de matérias em prol do voto popular livre e consciente.
Nas eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral, sobretudo considerando a epidemia da Covid-19, adotou uma série de protocolos sanitários, uso de máscaras, álcool em gel disponibilizado para os mesários e eleitores, manutenção de distância uns dos outros. Até mesmo pediu que levassem as próprias canetas para assinar o caderno de votação.
Se o eleitor fazer uma busca no Google verá que isso aparece na explicação do “voto sanitário”.
Mas, observando a realidade em que estamos envolvidos neste ano eleitoral nos municípios brasileiros, no dia 6 de outubro, portanto daqui a pouco mais de seis meses, decidi sufragar o meu voto que denominei “voto sanitário”.
Acredito que, com essa minha iniciativa, cumprirei meu dever de votar de modo consciente, pelas seguintes razões:
- Como sanitário diz respeito a um organismo saudável, que funciona bem, e diz respeito à saúde pública, acredito que estarei fazendo um bem para a cidade em que vivo, elegendo políticos mentalmente saudáveis, que não sejam portadores de nenhum tipo de sociopatia, que tenham respeito pelos seres humanos e pela natureza;
- Mencionei o termo sociopatia sem ter ninguém em mente de modo específico, mas na condição de sociólogo que observa os fatos políticos do meu país e as terríveis consequências, quando elegemos algum celerado, sem compaixão pelo próximo, que em geral é incapaz de se compadecer das dores dos outros;
- Como existe uma grande diversidade de sociopatas, inclusive aqueles que jamais poderíamos imaginar que sejam portadores de desvios mentais, porque são, em geral, figuras que conhecem muito bem a arte do disfarce, então é preciso ficar atento, pois quem acaba sofrendo por seguidos anos é (quem?] exatamente os cidadãos eleitores.
- Aparentemente, não precisaríamos perder tempo com esse tipo de decisão eleitoral se as coisas fossem diferentes do que são, mas elas são exatamente assim e, não é sem razão, que o povo de modo geral considera a política uma atividade deplorável, pelas atitudes dos próprios políticos [nem todos, obviamente] que, não raro, vivem de braços dados com a corrupção, a pior forma de tirar proveito do poder.
Bem, é igualmente saudável lembrar que o voto é uma manifestação da vontade livre e soberana dos cidadãos e esse é o melhor modo de exercer a democracia.
Por isso mesmo, é preciso estar “vacinado” contra falsas promessas, oferecimento de dinheiros e dos mais variados objetos em troca de voto.
Já dissemos nestas mesmas páginas, não se deixe enganar pelas mentiras, pelos tapinhas nas costas, pela conversa fiada, pois a primeira coisa que um político eleito faz exatamente, além de brindar a vitória com seu agrupamento político, é esquecer de você. É assim ou não é?
