Vitrine Online, a melhor informação !

UM DADO SURPREENDE E PREOCUPA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE IBIÚNA

Um dado surpreendente está sobre a mesa da nova secretária da Educação de Ibiúna, Nydia Bello de Oliveira, que pretende ir fundo nessa questão tanto para encontrar os motivos quanto para reverter essa situação preocupante: nos últimos cinco anos – de 2008 a 2013 – em vez de aumentar, diminuiu o número de alunos da rede municipal de ensino, principalmente na área urbana do município.

Os resultados do levantamento constam das planilhas de controle da Gestão Dinâmica de Administração Escolar – GDAE, órgão da Secretaria Estadual da Educação, que integra as informações das unidades escolares em todo o Estado de São Paulo.

Nydia, que, com suas auxiliares diretas, está abrindo novas salas e preparando a reabertura de dez unidades, entre as trinta que foram fechadas em governos anteriores, de acordo com declarações feitas pelo prefeito Fábio Bello, apontou a existência de duas situações descobertas: há escolas cujas atividades foram suspensas temporariamente e outras (maioria), simplesmente extintas.

Há casos excepcionais, como o do bairro Campestre, bem distantes do centro da cidade, onde a escola deixou de funcionar porque o Ibama não permite a instalação de rede elétrica na região, mas tirando uma outra exceção, “é preciso estudar com carinho o que de fato aconteceu com as demais unidades, que estão em condições de total abandono”, explicou a secretária.

O quadro apontado pelo GDAE poderia até mesmo merecer um estudo de campo profundo para melhor compreensão desse fenômeno, quando se poderiam encontrar causas específicas de natureza econômica, social, familiar ou mesmo incapacidade de gestão por parte da autoridade pública. Eis os resultados, que apontam a queda do número de alunos na rede municipal de ensino:

Nas próximas semanas a Secretaria da Educação deverá reunir o maior número de informações possíveis em torno dessa questão para entender o que aconteceu nesse período, verificar as falhas, omissões e sobretudo as causas com o objetivo de impedir que esse fato venha a se repetir e se manter fora do domínio da gestão pública da educação no município.

Desde sua primeira entrevista à imprensa, o prefeito Fábio Bello vem replicando seu foco de atenção nesse setor, que considera “fundamental para o progresso e o crescimento dos cidadãos, de modo que possam assegurar um futuro melhor para si mediante uma boa educação”.

Comentários