IBIÚNA – POR PRUDÊNCIA, JUSTIÇA PROÍBE TRÂNSITO DE CAMINHÕES E ÔNIBUS NA PONTE NOVA
Com base em parecer Ministério Público, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Ibiúna, Dr. Wilson Henrique Santos Gomes, determinou hoje (23) a proibição da passagem veículos pesados, entre eles ônibus e caminhões, na ponte sobre o Rio Sorocaba, na estrada que liga Ibiúna a Mairinque.
A ponte estava interditada desde o dia 27 de dezembro, provocando um caos viário em toda a região, e fora reaberta ao tráfego na tarde da segunda-feira (20).
Essa medida foi adotada depois que o magistrado requereu a anexação ao processo do laudo técnico elaborado pelo engenheiro civil Marcelo Zambardino, na condição de inspetor especial Ibiúna, indicado pelo CREA-SP para periciar e emitir um parecer técnico da ponte, que foi entregue ao prefeito municipal na tarde do dia 16.
Avaliando as condições estruturais observadas na ponte, Zambardino recomendou a “obstrução [impedimento] da passagem [pela ponte] de caminhões, carretas, máquinas de terraplenagem e agrícolas de grande porte (colheitadeiras), com monitoramento e controle da execução dessa recuperação, desenvolvido por empresa especializada”.
VEÍCULOS LIBERADOS
Para os seguintes veículos, a ponte está liberada ao tráfego: peruas escolares, vans, caminhonetes, tratores pequenos, veículos leves (automóveis), motos, bicicletas e pedestres, “já que a ponte não oferece risco de colapsar ou qualquer outro risco de acidente com a estrutura, se respeitado o uso operacional normal”, de acordo com o laudo do CREA-SP.
“MENOR RISCO À VIDA”
O magistrado da Comarca de Ibiúna, ao se referir aos dois laudos considerados na decisão [um do Departamento de Estradas de Rodagem – DER e outro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-SP, considerou que eles “dão conta de riscos conhecidos e se deve adotar o que menos risco gera à segurança da coletividade”. E prosseguiu:
“Nesse sentido, observando os dados trazidos, ou seja os conhecimentos técnicos lançados nas laudas, tem-se que ambos são dotados de alto grau de expertise e técnica: um alçado do Departamento Estatal [DER] e o outro de Conselho Profissional [CREA-SP] de respeito escol.”
“Não se tem como, a priori, – prosseguiu – decidir pela maior relevância ou valia de um ou outro já que ambos vêm escudados na expertise dos órgãos que representam.” E finalizou:
“Persistindo a questão nos orienta a ponderação, em sentido estrito, que seja tomado aquele laudo que menor risco apresenta à vida das pessoas, sem contudo obstar a realização de trânsito no local.”