IBIÚNA – VEREADORES DENUNCIAM SITUAÇÃO PRECÁRIA DE ESCOLA

Nesta segunda-feira (2), dia de volta às aulas nas escolas da rede municipal de Ibiúna, os vereadores Carlinhos Marques, presidente da Câmara Municipal, e Lucas Pires fiscalizaram a Escola João Cardoso, no Residencial Europa, onde verificaram a precariedade do prédio que se encontra em reforma.

Falta de telhado, vidros quebrados, fios soltos, banheiros inacabados foram alguns dos registros apontados pelos dois parlamentares ibiunenses, que realizaram a fiscalização no local de modo independente, chamados pelos pais dos alunos.

Marques foi taxativo em considerar as condições do prédio inseguras para que os alunos frequentem as aulas ali e anunciou que vai entrar em contato com o secretário da Educação, Sebastião Latarulo, com o prefeito e com o Ministério Público, a fim de preservar a segurança das crianças. Ele assinalou:

“As obras estão inacabadas e a escola está totalmente inadequada, numa condição insalubre e imprópria para as aulas.”

No banheiro inacabado, um par de vasos sanitários: e a privacidade das crianças?

Ele preconizou que não sejam iniciadas naquele local, ou que as aulas sejam suspensas até que a reforma se conclua, ou que os alunos sejam atendidos em outra unidade do ensino municipal.

O vereador Lucas Pires, de seu lado, flagrou um carro da GCM, que estava com um pacote de carne de frango destinada à merenda escolar na Escola João Cardoso, quando o contrato do fornecimento exige que o transporte seja feito em caminhão refrigerado.

Um pai disse que “isso aqui é um descaso”, referindo-se à situação da escola. “Só troca a coleira, os cachorros são os mesmos”, gritou referindo-se ao governo municipal.

Vidros quebrados fazem parte da condição da escola em reforma

Nos banheiros, tanto destinados aos alunos quanto à diretoria e professores, há dois vasos sanitários colocados lado a lado, numa situação considerada “estranha” levando em conta que as crianças e os docentes poderão se sentir desconfortáveis e sem direito à privacidade.

Como fez Carlinhos Marques, Lucas Pires gravou e descreveu os problemas verificados na escola.

“APARÊNCIA E REALIDADE”

Um dos pais comentou ter visto na internet,, na semana passada, uma grande reunião com professores realizada no CCI, com palestra motivacional para centenas de professores, visando preparar o início das aulas.

“As imagens mostravam um megaevento, celebrado como um grande investimento de atenção à educação municipal, mas o que a gente vê aqui mostra, infelizmente, uma outra e dura realidade.”

Pais dos alunos indignados: “Isso é um descaso”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *