IBIÚNA – MÁRCIA MATOS É A NOVA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Márcia Matos, que vinha exercendo o cargo diretora do Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Ibiúna, foi nomeada hoje (20) secretária Municipal de Saúde, no lugar do médico veterinário Caio Dolfini, que era o titular do cargo há exatos treze meses e vinte dias.
Dolfini, durante todo o período em que esteve à frente da Pasta, se dedicou principalmente em elaborar um novo plano de saúde para o município e preparar o processo de licitação para a contratação de novas organizações para gerir o hospital municipal e a rede básica de saúde.
Dolfini nesse período foi alvo de críticas ásperas, sobretudo pelo fato de ser médico veterinário, que se dedica a cuidar da saúde de animais e não do corpo humano, embora sua função tivesse um caráter meramente administrativo. Recentemente, o vereador Lucas Pires chegou, publicamente, pedir sua exoneração do cargo argumentando por ele se mostrar ausente quando procurado na Secretaria da Saúde. Dolfini manteve-se em silêncio.
Vitrine online apurou que, apesar de exonerado igualmente hoje, ele deverá continuar de alguma forma auxiliando no processo de implantação de um novo plano de saúde que elaborou em 2025.
As empresas que respectivamente vêm exercendo essa atividade [Igats – Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde e o Instituto MedLife] tiveram seus contratos encerrados em 2025.
Ele revelou um perfil de homem público extremamente discreto e cauteloso, sobretudo quando se considera que o sistema de saúde [hospital e rede básica] são os alvos da maior carga de insatisfações, reclamações e críticas manifestadas pela população.

Além de uma entrevista à TVUNA e uma conversa na nova sede da Secretaria da Saúde, em que deu conta da realidade dos desafios a serem enfrentados à vitrine online, demonstrou conhecimento do setor de saúde pública [ele foi secretário da Saúde de Vargem Grande].
GRANDE DESAFIO
A nova secretária Márcia Matos atuou no setor de recursos humanos e, num breve período, também como diretora do Hospital Municipal; dirigiu o Centro de Especialidades Médicas por quatro anos; foi eleita conselheira tutelar; e retornou à direção do Centro de Especialidades, subindo agora para a Secretaria da Saúde.
Conhecida pelo seu dinamismo e foco em resultados, se prepara para enfrentar o seu maior e desafio: fazer funcionar a contento uma máquina historicamente famigerada que compõe o sistema de saúde municipal.
Agora à noite, vitrine online ouviu a nova secretária da Saúde de Ibiúna. Ela disse:
“Sei que não vai ser fácil, mas o mesmo olhar que eu sempre tive para o Centro de Especialidades irei expandi-lo para toda a saúde. Sempre tive uma equipe forte que me ajudou a manter o equilíbrio com o objetivo de fazer uma saúde de respeito e empatia.”
