DUAS EXPLOSÕES NA MADRUGADA E AGÊNCIA DA CAIXA FEDERAL É ASSALTADA DE NOVO EM IBIÚNA

Rua Capitão Cardoso de Mello, Centro da cidade, dia 4, segunda-feira, 4h15. De repente, duas fortes explosões ecoam na madrugada e são ouvidas até seis quilômetros de distância no bairro do Rosarial; em seguida, dois disparos de arma de fogo.. A agência da Caixa Econômica Federal acaba de ser assaltada por seis indivíduos vestidos com jaquetas pretas. Dois caixas eletrônicos foram destruídos e seus conteúdos aparentemente esvaziados. [Informações obtidas agora à noite dão conta de que nada foi roubado do banco. Isso teria acontecido porque depois do roubo ocorrido em abril a Caixa instalou cofres blindados em seus caixas automático]. O piso fica cheio de pedaços das máquinas, da luminárias que caíram do teto. Foi assim que, ao chegar, às nove horas da manhã, para iniciar novo dia de trabalho o gerente viu a entrada de sua agência.

É a segunda vez, em pouco mais de três meses que essa unidade é assaltada. A anterior ocorreu na madrugada do dia nove de abril e a ação dos assaltantes em maior quantidade se estendeu também à agência do HSBC que fica próxima na rua paralela e a agência do Banco do Brasil que fica ao lado da Caixa, que nessa ocasião sofreu os maiores danos tendo sido explodidas três caixas.

“De novo! ” Era a exclamação mais ouvida entre as pessoas que se encontravam na frente da agência à espera de que fosse aberta. Na verdade essa frase correu a cidade ainda incrédula com a notícia.

Os dois tiros ouvidos logo após as duas explosões foram disparados em direção aos assaltantes por um vigia que trabalha nas proximidades em outra instituição. No boletim de ocorrência lavrado na Delegacia de Polícia Local, o objetivo dos disparos seria “proteção pessoal e de seu posto de trabalho”. Nenhum dos assaltantes foi atingido. Ouvido na condição de testemunha, ele informou ainda que foram usados pés-de-cabra para abrir as portas de vidro. Na vez anterior, utilizaram duas alavancas de ferros com as quais estilhaçaram completamente as portas.

A capitão PM Cristiane Ribeiro Sampaio (foto abaixo), depois de conversar com o gerente da agência, disse à vitrine online havia poucas informações sobre a ocorrência, mas que as imagens da câmeras de segurança “poderiam fornecer mais detalhes para se verificar se poderia se tratar da mesma quadrilha anterior ou outro grupo e oferecer alguns indícios que pudessem levar aos autores”. No boletim de ocorrência consta também que integrantes da Polícia Federal estiveram vistoriando o local.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.