BASE DE RESGATE DA SAÍDA DE IBIÚNA PARA SÃO PAULO É DESATIVADA

A base de resgate “Anjos da Guarda”, localizada próxima à rotatória de Saída (ou chegada) para São Paulo, foi desativada há uma semana, segundo denúncia feita hoje (10) à vitrine online. Uma das meninas dos olhos do prefeito Fábio Bello (PMDB), pelo menos pelo que disse em seus discursos, agora está com a porta literalmente fechada, como se pode constatar.

base de resgateplacaJá não era pouca em gravidade a notícia postada desde a semana passada, informando que, por falta de pagamento da empresa locadora das viaturas, os guardas civis de Ibiúna [55 na ativa] ficaram [como estão até agora] sem os veículos para atender as ocorrências. Isto faz mais de um mês, com exceção de uma Blazer velha e duas motos doadas por empresários ibiunenses.

A pessoa denunciante acredita que nem o próprio prefeito esteja sabendo da desativação da base e, por isso, pediu que déssemos a notícia. Na realidade, vitrine online deveria ouvir a prefeitura para obter sua versão sobre o fato, mas, há muito, se sente desobrigada dessa iniciativa, pois a prefeitura simplesmente não responde, como aconteceu com mais de 20 questionários enviados e que foram esquecidos. Aliás, vereadores se queixam da mesma falta de atenção. Em vez de transparência, opacidade.

Talvez queiram esclarecer e nesse caso sempre estaremos dispostos para cumprir nossa missão de bem informar nossos leitores.

Não se trata de falta de respeito com um veículo de comunicação de utilidade pública, mas de desrespeito aos seus leitores, que já ultrapassaram 300.000, a maioria cidadãos ibiunenses, ainda que tenhamos leitores em várias partes do mundo, como Filipinas, França e Estados Unidos, para citar alguns exemplos.

Talvez seja oportuno lembrar que essa base foi inaugurada com toda a pompa e circunstância e a placa inaugural está lá para não deixar dúvida de seus autores e foi divulgada como mais uma obra do atual prefeito (C.R.)

Esclarecimentos

Vitrine online recuperou no Facebook mensagem postada pelo comandante da GCM de Ibiúna,  Donizete Borba, que reproduzimos aqui na íntegra: “Permita-me um esclarecimento, pois, como comandante da GCM a qual (sic) destinei 3 Guardas resgatistas para trabalharem em tal base afirmo que nada está “DESATIVADO” . Acontece que de duas ambulâncias que trabalham no Resgate uma esta em manutenção permanecendo apenas uma em operação, sendo que as chamadas de emergências são sucessivas dia e noite vindo a exigir que os agentes não permaneçam pelo local por períodos prolongados.

Ainda na tarde de hoje vitrine online recebeu telefonema da enfermeira Glauce, chefe do serviço, dizendo que a base não está desativada e sim que os resgatistas “estão em treinamento” por isso estavam fora da base. Disse ainda que iria [atendendo ao nosso pedido] enviar nota de esclarecimento por e-mail, mas até fechamento da matéria nenhuma mensagem havia sido recebida.

Tão logo recebera a denúncia pela manhã, vitrine online se dirigiu à base para obter esclarecimento, mas encontrou o local vazio, a sala fechada a chave e não havia nenhuma viatura de resgate ali. De qualquer forma, a disparidade entre a explicação do comandante da GCM e a da enfermeira é gritante.

Enfermeira responde

A enfermeira Glauce Cristina Camargo, coordenadora do Samu, encaminhou a seguinte nota à vitrine online, às 18h48 de ontem (10):

“Em resposta a Revista Vitrine sobre o artigo publicado na data do dia 10/08/2015 gostaria de esclarecer que a meninas dos olhos do prefeito Fábio Bello (PMDB),continua ativada e em plena vapor socorrendo e salvando vidas motivo pelo qual o prefeito não foi mesmo informado pois trata se de uma inverdade a Vitrine online deveria obter a versão sobre o fato antes de publicar. Como a própria revista ressalta a base foi inaugurada com toda a pompa e circunstância e a placa inaugural continua lá não deixando dúvida de seus autores e foi divulgada como mais uma obra do atual prefeito. Quanto a sua foto pode constatar conforme informo que realmente a viatura não estava no local afinal estamos la para atender a população e pelo que consta em nosso livro de ocorrência nesta data fomos solicitados as 10:50 no CAPS; as 12:40 no Gabriel; as 13:38 no Centro; as 14:10 no Rio de Uma de Cima; as 14:30 no Paruru e as 15:40 no Verava o que faz com que realmente nossa unidade seja as meninas dos olhos não somente do nosso prefeito como também daqueles que realmente precisam. Nosso atendimento ocorre pela Guarda Municipal através do 199, 24hs por dia e nos é repassado através do Radio de Comunicação então estamos sempre em QAP (significa “estou na escuta”), ou seja não existe horário de refeição e sim tempo para a refeição, motivo pela qual as 12:00 não estávamos na base para atende–lo,saliento que por mais de uma vez fomos acionado via radio e largamos nossa refeição e fomos voando atender nosso chamado,por isso somos conhecidos como “ANJOS DA GUARDA”. Assim concluindo a Base de Resgate da saída de Ibiúna para São Paulo não foi e nem será desativada.”

Nota da Redação

É preciso, antes da mais nada, esclarecer que, em nenhum momento, a notícia e não artigo, como escreve a enfermeira, põe em dúvida o mérito indiscutível do trabalho dos Anjos da Guarda. Exatamente, por isso, é que a denúncia se transformou em notícia, já que é direito do cidadão ser informado. De fato, o primeiro argumento utilizado por ela, por meio de telefonema feito à redação às 15h33, foi que a equipe estava em treinamento fora da base. No telefonema, ela demonstrou preocupação em descobrir a fonte de informação da revista, que será preservada integralmente [vitrine online recebe denúncias diariamente e mantém por princípio a proteção de suas fontes como prevê a lei e a ética profissional dos jornalismo, quando as circunstâncias exigem]. É digno de nota que a primeira providência do repórter da revista foi ir à base e procurar ali por algum esclarecimento, mas, como foi dito, estava fechada a chave, não havia nenhuma viatura ou qualquer profissional para ser ouvido. É natural que a coordenadora do Samu argumente em defesa de sua área de responsabilidade, como o fez, e seria ótimo que todas áreas da prefeitura se prontificassem a esclarecer o que a mídia local noticia. Faz parte da lei da transparência pública e, infelizmente, não vem sendo respeitado pelo Executivo municipal. Repetimos: enviamos mais de 20 pedidos de informação à prefeitura, antes de publicar as notícias, e não recebemos resposta alguma.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.