EDITORIAL – DEPOIS DA CHUVA

PARURUNa terça-feira (8), depois de advertir no Facebook que a população redobrasse o cuidado com as fortes chuvas, especialmente na rodovia Bunjiro Nakao e nas estradas municipais, vitrine online notificou a Secretaria dos Transportes do alagamento havido no km 86,5, na altura do subdistrito do Paruru, à qual está vinculado o Departamento de Estradas de Rodagem – DER, e solicitou informações sobre providências.

As respostas vieram ontem à tarde, mas, por serem extremamente sucintas, a revista enviou novo e-mail pedindo algo mais substantivo, mas soube que, por ora, é o que pode ser informado. Mencionamos que o problema ali é crônico e existe há mais de dez anos pelo menos.

Também ligamos para o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo de Lima, que, exatamente devido ao alagamento, não pôde chegar ao Legislativo para presidir a sessão. Há poucos meses ele enviara um ofício à Regional do DER em Itapetininga, mas também não houve algo concreto como resposta daquele órgão, ao qual está subordinada a região de Ibiúna. Sugerimos ao parlamentar que formasse uma comissão e fosse reivindicar uma providência para acabar o problema naquele local diretamente com o secretário dos Transportes, deputado federal Duarte Nogueira (PSDB). O vereador disse:

“Sabe, coincidência, o prefeito me ligou dizendo exatamente isso que vai marcar uma audiência com o secretário dos Transportes.” Tomara que isso ocorra de fato.

Elevação do greide

Em resposta à vitrine online, o DER “esclarece que estuda a execução de serviços de elevação do greide e implantação de dispositivos de Obra de Arte Corrente, no km 86,5 da rodovia, para sanar o acúmulo de água na pista.”

Na realidade, o DER se limitou a apontar a solução técnica. Greide é o grau de inclinação de uma estrada ou encosta, mas não sinalizou em que pé se encontra o estudo nem quanto a uma data para sua conclusão.

Lixo

No levantamento das informações, observamos que cabe ao prefeito municipal tomar iniciativas de duas natureza: a primeira junto às autoridades do setor para que o problema seja resolvido; a segunda, relacionada ao lixo, que implica até mesmo um processo de educação da população e melhoria efetiva da coleta, pois recebemos informações de que o entupimento dos bueiros é um dos dois fatores contribuintes para o alagamento naquele local, ainda que o DER considere indispensável a elevação do greide para evitar novos episódios como o ocorrido na terça-feira que causou transtornos a milhares de pessoas em Ibiúna e Piedade.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.