PAULO SASAKI É ELEITO PREFEITO DE IBIÚNA COM 14.014 VOTOS

O ex-vereador e agricultor Paulo Sasaki [PTB] foi eleito neste domingo (15) prefeito da Estância Turística de Ibiúna com 14.014 votos [34,28% dos votos válidos] para a gestão 2021-2014, tendo como vice-prefeito, em sua chapa, o empresário e também ex-vereador Alexandre Bello de Oliveira [MDB].

O advogado Renan Godinho [Podemos] ficou em segundo lugar com 6.632 votos [16,22% dos votos válidos].

João Mello [PSD], atual prefeito do município e candidato à reeleição, ficou em 6º lugar, tendo obtido 2.626 votos [6,42% dos votos válidos].

Veja no quadro abaixo a classificação dos nove candidatos a prefeito de Ibiúna:

 

PAULO SASAKI, 51, é filho de imigrantes japoneses. Nasceu no bairro do Cupim em Ibiúna. Desde criança ajudava seus pais na lavoura e trabalhou na ropa até se tornar agricultor, atividade a que se dedica até hoje.

Está na vida pública há 16 anos. Em 2000, foi eleito vereador pela primeira vez, sendo depois reeleito por mais três mandatos consecutivos, sempre dobrando sua votação. Em 2016, assumiu a presidência da Câmara Municipal. No mesmo ano, candidatou-se ao cargo de prefeito de Ibiúna e obteve cerca de 9 mil votos.

“Desde então, tenho contado com o apoio cada vez maior da população e estou confiante no fato de que o povo sabe reconhecer e valorizar quem trabalha com honestidade”, relatou no jornal de sua campanha, em que também declarou:

“Ao longo do tempo, aprendi a valorizar o trabalho e decidi ajudar a melhorar as condições de ida dos agricultores e dos demais trabalhadores ibiunenses.”

Por ter declarado que não seria candidato a prefeito de Ibiúna por considerar que o estado do município desafiava sua competência, Paulinho Sasaki, como é mais conhecido, recebeu algumas farpas de adversários políticos, uma vez que decidiu a ser candidato junto com seu vice na chapa, Alesandre Bello, irmão dos ex-prefeito por três mandatos Fábio Bello, que apoiou ambas as candidaturas.

À vitrine online Paulinho disse que depois de avaliar mais serenamente as circunstâncias resolveu rever sua posição e afirmou:

“Decidi ser candidato a prefeito de Ibiúna porque estou cansado de ver o povo sofrer.”

ALEXANDRE BELLO DE OLIVEIRA, 51, é igualmente nascido em Ibiúna. É casado tem duas filhas.

É comerciante, tendo sido eleito vereador por dois mandatos: de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Por três vezes exerceu a função de presidente da Câmara Municipal nos anos de 2003, 2005 e 2006.

“Nesse período, pude aprovar vários projetos em prol da população ibiunense”, disse à vitrine online.

VEREADORES

Os 15 vereadores eleitos ou reeleitos são os seguintes:

Paulinho Dias (PSL) – reeleito – 1.218 votos;

Jair Marmelo (PCdoB) – reeleito – 797 votos;

Devanil (PSD) – reeleito – 793 votos;

Abel do Cupim (PSD) – reeleito – 783 votos;

Lucas Borba (MDB) – eleito – 775 votos;

Fausto Dourado (MDB) – eleito – 769 votos;

Pururuca (DEM) – reeleito – 764 votos;

Pedrão da Água (PSD) – reeleito – 736 votos;

Aladin (Podemos) – eleito – 719 votos;

Valnei Galvão (PRTB) – eleito – 680 votos;

Naldo Firmino (PP) – reeleito – 601 votos;

Ronie Von (PP) – eleito – 561 votos;

Lino Jr. (PSDB) – reeleito – 548 votos;

Rozi da Farmácia – (PSL) – reeleita – 483 votos;

Walmir Júnior (PSC) – eleito – 312 votos.

ELEIÇÃO PACÍFICA

Vitrine online ouviu comentários de que teria havido diversas prisões durante o período eleitoral, inclusive citação de parente de um candidato ao cargo de prefeito, e em situações de possíveis atividades de “boca de urna” que são proibidas. “Vi várias pessoas sendo presas”, comentou uma leitora. No entanto, oficialmente nada disso aconteceu e nenhuma ocorrência foi registrada.

Às 17h20, vitrine online ouviu o delegado titular da Polícia Civil em Ibiúna, Dr. José de Arruda Madureira Júnior, a fim de conhecer o clima em que a eleição se realizou.

Madureira afirmou categoricamente que “não houve nenhum crime eleitoral em Ibiúna e que ninguém foi preso” por esse motivo.

PESQUISAS

O editor de vitrine online que, além de jornalista, é sociólogo, realizou duas pesquisas de intenções de votos, entrevistando pessoalmente 609 munícipes ibiunenses moradores na área rural e no centro urbano.

Ambas as pesquisas, uma concluída no dia 22 de outubro e, outra, no dia 11 de novembro, portanto há quatro dias das eleições, confirmaram o favoritismo de Paulo Sasaki e Alexandre Bello, com expressiva vantagem em relação ao segundo colocado, que se confirmou.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *