IBIÚNA – VEREADOR FAZ GRAVE DENÚNCIA CONTRA RESORT

O vereador Lucas Borba (MDB), 31, fez ontem (31), por meio de vídeos e fotografias, grave denúncia de despejo de esgoto na Represa Itupararanga, apontando o Clara Ibiúna Resort, no relato feito à Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O resort repeliu a denúncia como “infundadas” [leia abaixo, na Nota de Esclarecimento da empresa].

“Hoje de manhã (31), durante fiscalização da represa Itupararanga, me deparei com uma situação muito triste e preocupante: estão despejando resíduos de esgoto diretamente na represa, poluindo um dos maiores patrimônios naturais de nossa cidade”, escreveu o vereador em postagem nas redes sociais.

Hoje (1º.8), o Grupo Clara Resorts enviou a vitrine online uma “Nota de Esclarecimento”, assinada pela CEO do Clara Resorts, Taiza Krueder, informando que a empresa “tem um compromisso público com a sustentabilidade e segue rigorosamente todos os padrões técnicos em suas instalações”.

Segundo a nota, “desde a inauguração, há 5 anos, o Clara Ibiúna Resorts faz o descarte adequado e possui um Sistema de Tratamento de Efluentes (ETE) interno”.

Informa ainda que “as denúncias infundadas sobre o descarte indevido de água e esgoto na represa Itupararanga foram devidamente esclarecidas com a visita do Centro de Vigilância Sanitária, que verificou e atestou que o Resort está de acordo com as normas exigidas pela Sabesp (Conpanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica)”.

Vitrine online apurou, no entanto, que houve vazamento de resíduos e líquidos para a represa em decorrência do rompimento em uma tubulação, desde a tarde de sábado, e que o reparo foi concluído ontem, segunda-feira (31).

O vereador divulgou várias imagens por meio de vídeos para apontar o despejo de esgoto na represa

Vitrine online indagou ao vereador Lucas Borba que providências havia tomado ou tomaria sobre o caso. Em resposta, ele enviou cópia da denúncia que fez à Cetesb no domingo (30) e que estudaria com seu advogado outras medidas de natureza jurídica. No campo da denúncia formulada à Cetesb se lê: “Boa tarde. Registrei este vídeo do Clara Resort Ibiúna despejando detritos na Represa Itupararanga de Ibiúna.”

Em sua postagem nas redes sociais, o vereador ibiunense escreveu ainda que “muitas pessoas dependem da pesca e se alimentam dos recursos da represa. Inclusive cidades vizinhas utilizam a água proveniente da nossa represa Itupararanga. Essa situação não pode ser ignorada. Já entrei em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que as medidas cabíveis sejam tomadas com urgência. Vamos juntos cuidar de nossa represa”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Eis, na íntegra, o esclarecimento da empresa:

“O Grupo Clara Resorts tem um compromisso público com a sustentabilidade e segue rigorosamente todos os padrões técnicos em suas instalações.Com relação a água e esgoto, desde a inauguração, há 5 anos, o Clara Ibiúna Resorts faz o descarte adequado e possui um Sistema de Tratamento de Efluentes (ETE) interno.As denúncias infundadas sobre o descarte indevido de água e esgoto na represa de Itupararanga foram devidamente esclarecidas com a visita do Centro de Vigilância Sanitária, que verificou e atestou que o Resort está de acordo com as normas exigidas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de S. Paulo) e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

As ações sustentáveis do Grupo, assim como o comprometimento com o Meio Ambiente, são reconhecidas nacionalmente. Neste ano, o Clara Ibiúna Resort foi selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil. O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, que implementou diversas iniciativas que incentivam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, deixando os processos internos mais ecológicos e sendo um exemplo no Brasil de uma hotelaria consciente e sustentável.” Taiza Krueder, CEO Clara Resorts

ATUALIZAÇÃO: Na sessão da Câmara Municipal de Ibiúna de hoje (1º), o vereador Lucas Borba apresentou requerimento para ser encaminhado ao Presidente da Cetesb, solicitando que informe “se foi constatado por aquele órgão a situação de despejo de esgoto diretamente na represa Itupararanga, conforme fotos anexadas que vem sendo praticado em nossa represa, levando risco às pessoas que até mesmo depende da pesca, além disso nossa represa fornece água para a cidade de Sorocaba e Votorantim”.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *