RECORDE DE ELEITORES E DEMORA NA VOTAÇÃO MARCAM ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM IBIÚNA

Apesar da chuva persistente durante toda a manhã deste domingo (1º), o comparecimento de público na eleição de cinco conselheiros tutelares em Ibiúna bateu recorde histórico de desde o início dessa votação no município em 2003.

Estima-se que mais de 4.500 pessoas compareceram na Escola Estadual “Maria Angerami Scalamandré”, localizada no Jardim Nova Ibiúna. As ruas próximas ficaram tomadas por automóveis. Na última eleição, realizada em 2019, foram 2.895 eleitores.

A principal queixa dos eleitores foi a demora, com longas filas de espera durante todo o dia Isto porque foi utilizada cédula em papel em vez de urna eletrônica. Os portões da escola foram fechados às 17 horas, mas dezenas de pessoas tiveram que receber senhas para votarem. A apuração teve início pouco antes das 20h.

Multidão de eleitores no interior da escola: espera na fila foi grande; urna eletrônica evitaria esse fato

Na realidade, segundo apuramos, o promotor de Justiça Thiago Henrique Berlinini Ramos, que acompanhou todo o processo, incluindo a apuração e resultado final da contagem dos votos, havia sugerido ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, em tempo hábil, que requeresse as urnas eletrônicas à Justiça Eleitoral, providência que não foi tomada.

Por outro lado, Ramos disse que “os conselheiros titulares são as pernas e os olhos do promotor, pois são eles que trazem as informações dos maus tratos sofridos crianças e adolescentes”. Disse ainda que número de eleitores que comparecem em número cada vez maior mostra o reconhecimento da sociedade da importante função do Conselho Tutelar”.

Apuradores das 9 sessões eleitorais durante a contagem dos votos

ELEITOS

Os cinco candidatos eleitos em para compor o Conselho Tutelar nos próximos quatro anos a partir de janeiro de 2024 são:

Elisângela Aparecida de Oliveira Leme – 308 votos;

Márcia Cristina dos Santos Matos – 293 votos;

Camila Leite Domingues de Almeida – 289 votos;

Eli Valentim – 271 votos;

Jaciara Aparecida Soares dos Santos – 257 votos.

SUPLENTES

Os candidatos mais votados que se classificaram na suplência são os seguintes:

Gislaine Cardodo de Oliveira – 206 votos;

Flávia Janaina Pedroso Pereira – 182 votos;

Edinelson Martins de Pontes – 160 votos;

Giovani Gabriel Pedroso Domingues – 155 votos;

Gustavo Antonio Cardoso – 119 votos;

Thiago Vieira Ruivo Borba – 119 votos.

VOTOS ANULADOS

Houve uma quantidade considerável de votos anulados. Candidatos se queixaram que o formato da cédula de papel com dois quadrados, um ao lado do outro, confundiu os eleitores que, por exemplo, repetiram o mesmo número no preenchimento dos dois quadrados. Também houve, segundo alguns candidatos, votos em branco, um fato surpreendente nessa modalidade de eleição.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *