IBIÚNA – CÃO AGREDIDO COM GOLPES DE FACÃO FOI ADOTADO POR UMA FAMÍLIA

No domingo (10) um cão da raça pitbull foi violentamente atacado com golpes de facão, ficando gravemente ferido no bairro Gabriel, no município de Ibiúna, por uma mulher conhecida por Maria do Facão. Exatamente às 21h31, vitrine online recebia dois vídeos das cenas que, logo que divulgados, provocariam comoção e revolta na população.

No dia seguinte, integrante da Casa do Acaolhimento de Ibiúna, Adriane Bachette, resgatou o pequeno animal ferido. Na terça-feira (12), às 13 horas, ele dava entrada na Clínica Veterinária Mundo Animal, localizada em Vargem Grande Paulista, onde foi submetido a uma bateria de exames.

A descrição em sua ficha médica indica tratar-se de um macho, da raça pitbull, idade não informada, pesando 20,400 quilogramas. O animal, passaria a ser chamado de “Ricardinho”, pela protetora que fez o resgate.

“ALTERAÇÕES IMPORTANTES”

Nos vídeos exibidos pela senhora do resgate se veem sérios ferimentos dos cortes provocados pelos golpes de facão: no nariz, na cabeça, nas costas. Os exames, segundo seu relato, apontaram “alterações importantes”: anemia, que impediu a anestesia, alterações renais. Os ferimentos não puderam receber pontos, “devido ao tempo e inflamação”. Por isso, as feridas foram limpas e precisarão passar por limpezas diárias por “um longo período”.

Mas, o importante é que o cãozinho sobreviveu e está sendo bem tratado, até mesmo conseguiu demonstrar graciosidade com os profissionais que o cuidaram na clínica, abanando o rabo e interagindo aos afetos recebidos.

MAUS TRATOS

A mesma senhora, não sabemos o porquê, em sua página no Facebook, fez um relato sobre o animal dizendo que essa seria a primeira e única vez que falaria sobre o assunto e não respondeu aos pedidos de informações encaminhados por vitrine online. A clínica de Vargem Grande também não forneceu informação, dizendo que somente o faria se a autora do resgate autorizasse. Mas em outro relato, ela afirmou:

“É muito triste! É lamentável! É inconcebível como muitos animais são vítimas de maus tratos em nossa cidade e nada se faz, a não ser fechar os olhos  e alguns aproveitarem como ‘oportunistas’ o sofrimento dos animais.”

SOBRE A AGRESSORA

A agressora foi ouvida na Delegacia de Polícia de Ibiúna e liberada. Irá responder a inquérito por maus tratos a animais, que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos.

Ao contrário do que alguns disseram que ela foi liberada por ser portadora de doença mental, na verdade ela não ficou presa, de acordo com informação prestada a vitrine online pelo delegado titular de Ibiúna, Dr. Rafael Martins, porque não houve prisão em flagrante.

VITRINE ONLINE

Faltava dar a notícia sobre o paradeiro do animalzinho ferido, o que fazemos com esta notícia, já que, embora tivéssemos buscado essa informação junto às autoridades, não havíamos conseguido, não por que não a quisessem dar, mas porque o destino do cachorro ficou obscuro por muitas horas.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *