IBIÚNA – INCIDENTE MARCA 1ª REUNIÃO SOBRE TRANSIÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL

“Nós fomos muito bem recebidos pelo prefeito Paulo Sasaki e alguns secretários. Foi um encontro de alto nível”, disse a vitrine online hoje (18) à tarde o advogado Mário Pires, prefeito eleito de Ibiúna no dia 6 de outubro. Ele estava acompanhado do seu vice-prefeito, vereador Naldo Firmino.

Dois acontecimentos incidentais chamaram a atenção do primeiro encontro da transição de governo que durou cerca de uma hora e meia.

O primeiro deles foi a presença do ex-prefeito Fábio Bello na sala da reunião. Pires estranhou que ele estivesse presente, uma vez que não se enquadra na condição de que devem participar somente funcionários e servidores com conhecimento técnico.

Bello participou amplamente da campanha como apoiador da reeleição do atual prefeito, mas não ocupa nenhuma função oficial na Prefeitura.

Pires declarou que a campanha já acabou e que agora a prioridade é cuidar do município e atender às necessidades reais da população.

A certa altura o prefeito eleito afirmou que não continuaria na sala se o ex-prefeito Fábio Bello ali permanecesse. Embora este tenha esboçado alguma reação, acabou se retirando.

DECRETO REVOGADO

Outra questão importante foi o conhecimento de que a Prefeitura tinha publicado o decreto nº 3337, de 14 de outubro, em que estabelecia que a transição teria início no dia 17 de dezembro e se concluiria no dia 31 de dezembro.

Surpreendido com o que considerou um prazo extremamente curto, considerando ainda que o próprio mês é mais curto devido às festas de Natal e de Ano Novo, Pires pediu a revogação desse decreto. O prefeito atendeu ao pedido e derrubou o anterior pelo de nº 3339, publicado hoje.

Ficou acertado que representantes da prefeitura e do prefeito eleito se reunirão nos próximos dias para fixar as regras que deverão ordenar a transição.

DADOS RELEVANTES

O novo prefeito também argumentou que a equipe de transição de seu lado terá um trabalho intenso a ser desenvolvido, para apurar dados decisivos como contratos em andamento, convênios, obras em andamento, saúde financeira do município, que serão vitais para definir a própria conduta do Poder Executivo a partir de 2025.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Mário Pires considerou positiva a decisão do Ministério Público do Estado de São Paulo de participar do processo de transição, o que deverá assegurar a necessária transparência.

Assinalou, ainda, que a eleição já é página virada, que o importante é o povo ibiunense que manifestou seu desejo nas urnas e que espera ver seus anseios atendidos.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *