CRONISTA DA CIDADE – TRISTE NOTÍCIA DE UM CASO DE DEPRESSÃO
Refleti boa parte da tarde de hoje para escrever esta crônica, porque ela fluiu de um sentimento de profunda tristeza, ao saber da morte de uma jovem moradora na cidade de Mirassol, no interior de São Paulo.
A repercussão na cidade não poderia ser diferente. Provocou uma infinidade de comentários em que as pessoas lamentam o ocorrido, relatam seus próprios casos de depressão e estendem seu abraço fraterno aos familiares de uma jovem que aparece na foto, bonita e sorridente.
Motivo apontado: depressão.
Por mais que a gente não consiga imaginar que gatilho tenha sido disparado para um gesto que põe fim à uma vida, podemos pensar que a dor sentida ultrapassa todos os limites do suportável, de uma extrema solidão e desamparo.
A especulação em torno das prováveis causas – de natureza fisiológica a traumas e problemas emocionais graves – me parece, agora, menos importante do que reconhecer que esse problema atinge muitas pessoas numa sociedade doentia.
Ainda neste fim de semana ouvi histórias de pessoas que simplesmente são estranhas para si mesmas, não se reconhecem autoras de suas próprias vidas para as quais aparentemente não veem sentido.
Muitas preenchem seus “vazios” com bebidas e outras drogas ou medicamentos controlados para se sentirem “protegidas”, por exemplo, de nefastas lembranças da infância ou da lembrança de experiências emocionais terríveis.
Se você sofrer de síndrome de pânico, dou aqui meu testemunho de que será totalmente curado com o tratamento certo por alguma psicoterapia e medicamentos específicos, como aconteceu comigo, há muitos anos.
Da mesma forma, sempre é possível resolver ou minimizar um transtorno mental, mesmo grave como uma depressão severa.
Procure ajuda, converse com amigos e pessoas nas quais você confia, busque, busque, busque ajuda médica e psicológica. Você não está sozinha e tampouco abandonada, ainda que possa ter esse sentimento, que é fruto de uma imaginação desgovernada.
A vida vale a pena! Crie novos sonhos, sinta que tudo será melhor, a escuridão de agora é a luz que virá em seguida, como o Sol que renasce todas as manhãs.
Você é importante simplesmente porque faz parte da existência.
Caso esteja se sentindo como alguém que se encontra perdida num deserto, peça ajuda para encontrar o caminho de volta para si.
CVV – Centro de Valorização da Vida pode ajudar e muito. Ligue 188. Funciona 24h e não tem custo na ligação.
CRONISTA DA CIDADE

Carlos Rossini é diretor da TVUNA e editor de vitrine online
