POLÍCIA MILITAR SIMULA OPERAÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO EM IBIÚNA

A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (23), na área da 2ª Companhia do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior,  uma operação simulada operacional voltada ao enfrentamento de ocorrências relacionadas “à criminalidade ultraviolenta e às ações de organizações criminosas”, no município de Ibiúna.

A atividade, realizada em uma propriedade particular, contou com a participação de 30 policiais militares e viaturas operacionais da Companhia.

O objetivo da operação é o aprimoramento técnico-profissional do efetivo e o fortalecimento da capacidade de resposta diante de eventos críticos de elevada complexidade.

Segundo nota enviada a vitrine online pela PM, “o exercício operacional simulou cenários relacionados à atuação de grupos criminosos organizados, exigindo dos policiais militares tomada de decisão sob pressão, liderança, integração entre equipes, gerenciamento de incidentes, comunicação eficiente e aplicação dos protocolos operacionais vigentes”.

“A capacitação buscou aperfeiçoar as técnicas de contenção, isolamento, coordenação tática e emprego racional dos recursos operacionais, contribuindo para o fortalecimento da doutrina institucional de combate ao crime organizado e à criminalidade ultraviolenta.”

Durante o treinamento, os participantes desenvolveram ações voltadas à pronta resposta policial, ao gerenciamento de crises e à proteção da população, reforçando a integração entre os diversos níveis de comando e as equipes operacionais.

De acordo com a corporação, “a realização de simulados dessa natureza integra a estratégia institucional de preparação permanente do efetivo, ampliando a capacidade de enfrentamento às organizações criminosas e fortalecendo a segurança pública por meio de uma atuação técnica, integrada e eficiente”.

A nota informa ainda que “a Polícia Militar do Estado de São Paulo permanece comprometida com a preservação da vida, a manutenção da ordem pública e o enfrentamento qualificado das organizações criminosas, garantindo à sociedade uma resposta operacional cada vez mais preparada e eficiente”.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *