ALIMENTOS FUNCIONAIS – SAIBA POR QUE ELES AJUDAM SUA SAÚDE E PREVINEM DOENÇAS

funcionais

Betacaroteno, licopeno, flavoides, isoflavonas, ácido graxo ômega 3, probióticos, polifenois. Os nomes podem parecer estranhos, mas é assim que são chamados os fitoquímicos, um novo grupo de compostos identificados nas frutas e nos vegetais que deverá ser a base da alimentação do futuro.

Conhecidos como alimentos funcionais, os fitoquímicos (componentes químicos das plantas) não são considerados nutrientes, já que nossas vidas não dependem deles, da mesma forma que das vitaminas, porém são determinantes na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Os alimentos funcionais são definidos pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária como “todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.

Os alimentos funcionais possuem ações determinantes na promoção da saúde e prevenção de doenças, entretanto, os alimentos funcionais sozinhos não podem garantir boa saúde, eles podem melhorar a saúde quando parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes.

Os principais fitoquímicos são:

 

Compostos Ação no organismo Fontes Alimentares
Betacaroteno Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.

 

Abóbora, couve, mamão, cenoura, damasco, pêssego e espinafre.
Licopeno Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer na próstata.(Vale lembrar que esta substância só é ativa quando o alimento sobre cozimento) Tomate, goiaba e melancia.
Fibras Redução de risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo.

 

Frutas, legumes, verduras e grãos integrais.
Flavonóides Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.

 

Suco natural de uva, vinho tinto e frutas e legumes no geral
Isoflavonas Redução dos níveis de colesterol sanguíneo, dos sintomas da menopausa e do risco de doenças cardiovasculares.

 

Soja e seus derivados(tofu e leite de soja)
Ácido graxo ômega 3 Redução dos níveis de colesterol e do risco de doenças cardiovasculares.

 

Peixes, óleo de peixe e linhaça.
Probióticos Ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal Iogurtes e leites fermentados
Polifenóis Acelera o metabolismo, contém altas concentrações de antioxidantes que combatemos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e o consumo diário diminui as taxas de LDL colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias. Chá verde,laranja, maçã, vinho

 

 

 

Fonte: Fabiana A. Borrego

nutricionista clínica

www.chefnutri.com.br

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.