IBIÚNA – DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIA NA “IMPRENSA OFICIAL” CAUSA TRANSTORNOS NO “MINHA CASA, MINHA VIDA”

jornal imprensaA veiculação de uma notícia na “Imprensa Oficial” da Prefeitura de Ibiúna no dia 8 [segundo a Assessoria de Imprensa foi publicado um texto equivocado] provocou uma reação de perplexidade tanto por parte dos moradores quanto do síndico do Residencial Condomínio Ibiúna [“Minha Casa, Minha Vida”].

Trata-se do comunicado público anunciando que as inscrições para o Projeto Estação Digital – deverá beneficiar 80 adolescentes moradores no condomínio, com diversos cursos de informática – estariam abertas de 6 a 8 de janeiro, que, na realidade não foram efetivadas. É importante assinalar que o jornal foi distribuído somente a partir do dia 8.

Como o jornal oficial da prefeitura foi distribuído no residencial, logo o síndico, Leandro Julio Cardoso, tanto ficou surpreso com a notícia [“sobre a qual eu nada sabia”] quanto passou a ser questionado pelos moradores, que alegavam que seus filhos tinham ficado de fora do curso.

Na verdade, não ficaram porque as inscrições, efetivamente, deverão ser feitas nos dias 13 e 15 de janeiro, conforme informou à vitrine online a diretora-executiva da SOS Itupararanga, Viviane R. Oliveira, instituição que será responsável pela implementação dos cursos.

O Projeto Estação Digital será realizado por meio de uma parceria entre a SOS Itupararanga, a Prefeitura e a Fundação Banco do Brasil, que já liberou a verba para compra de 10 computadores e para aquisição dos móveis, como bancada e cadeiras. Esse material já foi adquirido e entregue à SOS Itupararanga, encontrando-se empacotado no momento. “A ideia é montar a sala, assim que forem fechados os cursos”, adiantou Viviane.

novos computadores

O secretário de Habitação da prefeitura, Nelson Nogueira Júnior, se disse também surpreso com a publicação da notícia, “que nem esperava”. Deu a entender, no entanto, que aquelas datas [6 a 8 de janeiro] para a realização de inscrições teriam sido ultrapassadas “por causa dos problemas havidos com o corte de água no condomínio” [noticiado com exclusividade por vitrine online].

Já um dos assessores de Imprensa da prefeitura disse [e comprovou] que em nota publicada na “Imprensa Oficial” de 18 de dezembro do ano passado já constava o prazo para a inscrição de 13 a 15 de janeiro, aliás como consta do cartaz criado pela SOS Itupararanga. E que teria havido um equívoco porque, em vez de se pegar o texto certo no arquivo do jornal se puxou um anterior em que aparecem as datas “indevidas”.

O folheto promocional do curso preparado previamente pela SOS Itupararanga, a partir de entendimento com a prefeitura, não deixa dúvida: as datas das inscrições eram mesmo de 13 a 15 de janeiro de 2015. No desencontro de informações, ainda resta saber se ocorrerão de fato desta quarta-feira (13) até a sexta-feira (15).

De qualquer forma e aparentemente o problema logo será superado. O secretário da Habitação disse ainda que se for ultrapassado o número limite de inscrições [80 alunos] será feito um sorteio entre todos.

JOGOS DE CENA

A solenidade de entrega das chaves aos condôminos foi realizada no dia 20 de fevereiro de 2015. Estavam lá o prefeito Fábio Bello, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Márcio Camargo. Houve uma cena, que vitrine online registrou no dia 23 [quando uma enorme fila de pessoas se aglomerou no Paço Municipal para receber de fato as chaves das residências].

Fazia parte da fila a senhora Floriza Vieira, então com 72 anos [leia a matéria acessando a categoria CIDADE]. Ela se mostrava intrigada com o que lhe havia acontecido. Disse que não estava entendendo nada. Que fora chamada para receber as chaves de sua casa [na solenidade do dia 13], posou para fotografias e, pouco depois, alguém se aproximou e pediu as chaves de volta. Em sua simplicidade estranhou essa atitude, mas foi à prefeitura no dia 23 quando, de fato, recebeu as chaves.

O Banco do Brasil, financiador das residências, enviou para o condomínio alguns computadores e móveis usados, a fim de que fossem montados na futura sala da Estação Digital e vistos pelos participantes da solenidade.

Pouco tempo depois, o primeiro síndico do residencial, Nilson Antonio Leme, não sabendo o que fazer com esse material o entregou para a SOS Itupararanga [que normalmente recebe “lixo” eletrônico para descarte racional] e que não poderá dar a ele nenhuma utilização porque se trata de equipamentos obsoletos.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.