IBIÚNA APRESENTA NÚMERO RECORDE DE PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

eduardo

O momento político em Ibiúna ainda está embolado em relação às pré-candidaturas a prefeito da cidade nas eleições do dia 2 de outubro. Nada menos do que nove nomes estão prefigurados na condição de pré-candidatos, embora a maioria absoluta não tenha definido os pré-candidatos a vice-prefeito. As exceções são Leandro Davi Godinho e José Giancoli (PSDB), João Mello (PSD) e Valdemar Cardoso de Moraes (SDD) e Carlos Tadeu Ribas e Ricardo Kawakami (Rede Sustentabilidade)

A definição da candidatura de João Mello e Valdemar Cardoso de Moraes foi confirmada depois que – primeiro Carlos Roberto Marques Jr., do PSB, ter promovido um jantar para mais de seiscentas pessoas em um salão de eventos da cidade e marcar solenemente seu propósito de ir para a disputa e, depois de o professor Eduardo Anselmo (PP), receber, na última segunda-feira (23) cento e cinquenta convidados para confraternização com jantar em um restaurante da cidade, confirmando sua pré-candidatura. No encontro foram apresentados os pré-candidatos a vereadores. Com essas atitudes deixaram claro que haviam decidido seguir em seus projetos pessoais e abandonavam o grupo de oposição que vinha se reunindo com o objetivo de estabelecer uma união de força comum para enfrentar a candidatura da situação, representada pela figura de Fábio Bello (PMDB), sobre o qual a população indaga se poderá ser mesmo candidato.

Bello age como se não houvesse dúvida a respeito e prossegue em sua campanha em torno de obras em realização, que Eduardo Anselmo, em seu discurso, assegurou que foram conquistas de seu governo, incluindo a reforma da rodoviária e o calçadão da rua Avelino Falci, pavimentação e recapeamento de ruas e estradas, construção de creches e Unidades Básica de Saúde. Disse ainda que em seu governo não houve greves e nenhuma manifestação por parte dos servidores públicos e dos fornecedores de serviços, como o caso dos perueiros escolares.

Dessa forma, se configurou o quadro de tantas pré-candidaturas que, em grande parte, não deverá se manter. Supõe-se que, na realidade do jogo político, se pretenda conquistar espaço para efetivar coligações futuras. “É uma pena para a oposição – comentou um político – porque é sabido, em todo processo eleitoral, que quando a oposição se divide, a situação ganha com os pés nas costas.”

Nas redes sociais, diversos munícipes já vinham manifestando o temor de que isso pudesse acontecer, pois havendo dispersão de votos entre diversos candidatos, aquele que já detém uma densidade eleitoral histórica precisa, em termos matemáticos simples, menor quantidade de votos para se eleger. De qualquer forma depois de 5 de agosto – o prazo vai de 20 de julho a 5 agosto – quando se realizarem as convenções partidárias para definir oficialmente as candidaturas, teremos uma visão mais clara das tendências reais.

VEJA A SITUAÇÃO DE MOMENTO

O quadro de pré-candidatura assim se apresenta no momento, por ordem alfabética:

Carlos Roberto Marques Jr. (PSB), vice – indefinido

Carlos Tadeu Ribas (Rede Sustentabilidade, vice – Ricardo Kawakami

Eliseu Dias (PRB), vice – indefinido

Fábio Belo (PMDB), vice – indefinido

Iuquim Elias Filho (Psol), vice – indefinido

João Mello (PSD), vice – Valdemar Cardoso de Moraes (SDD)

Leandro Davi Godinho (PSDB), vice – José Giancoli (PSDB)

Paulo Sasaki (PTB), vice-indefinido [nesse partido há também cogitado o nome de Nélio Leite, presidente da Cetril, mas numa composição ainda misteriosa, que evoca a figura do prefeito Fábio Bello e, nesse contexto, reside o maior dos enigmas.

Zirva das Graças (PSL), vice – indefinido.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.