IBIÚNA – ESGOTO DA CIDADE ESTÁ SENDO DESPEJADO NO RIO SOROCABUÇU, QUE ABASTECE MILHARES EM SOROCABA

poluição do rio 1

Uma gigantesca sopa de micro-organismos patogênicos [que geram doença nos seres humanos], incluindo bactérias, como coliformes fecais, fungos, protozoários, vírus, entre outros, está sendo despejada vinte e quatro horas por dia no rio Sorocabuçu, bem perto da área urbana da cidade de Ibiúna, exatamente debaixo da ponte que fica próxima à rotatória de saída para São Paulo.

Difícil calcular o volume da contaminação que está sendo lançada diretamente ao rio em pelo menos quatro pontos diferentes no mesmo local. Além do cheiro abominável, nota-se uma coloração escura, com tons marrons e amarelados, há também sujeira sólida nas margens.

poluição do rio 2

A Sabesp deve dar uma resposta rápida na solução desse problema, pois o rio Sorocabuçu desemboca na nascente do rio Sorocaba, que nasce no varjão que circunda a cidade de Ibiúna, e deságua na represa Itupararanga, que é fonte de abastecimento de milhares de pessoas na região Sorocaba.

É oportuno lembrar que esses não devem ser os únicos casos de poluição por despejo de esgoto em rios ibiunenses que deságuam na nascente do rio Sorocaba. A população tem apontado com frequência problemas dessa natureza em outros lugares. E os munícipes que passam sobre a ponte da rodovia Bunjiro Nakao, a cerca de um quilômetro da prefeitura de Ibiúna, nem desconfiam do que ocorre debaixo da ponte.

Cansado de denunciar esse problema à Sabesp e à Cetesb, o munícipe Donizeti Sandroni chamou hoje à tarde vitrine online para, mais uma vez, tentar sensibilizar as autoridades responsáveis por essa área.

poluição do rio 3Sandroni, momentos antes havia comunicado à revista que um rapaz havia caído por um dos buracos existentes na grade de proteção da ponte em cima das pedras no leito do rio. Isso aconteceu de fato por volta do meio-dia de hoje. Um jovem de 27 anos, na verdade, teria usado um desses buracos para se atirar no rio, numa tentativa de suicídio, segundo consta no boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Ibiúna [leia matéria na sessão RAPIDINHAS]. O rapaz foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiro, bastante ferido, e levado ao Hospital Municipal pela ambulância do Samu.

Na realidade esses buracos precisam ser reparados o mais breve possível para evitar novos fatos dessa natureza e, sobretudo, para evitar quedas de crianças que passam por ali. E, não custa dizer, a ponte está cheia de ferrugem e sujeira.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *