PINTOR ITALIANO INOS CORRADIN RECEBE TÍTULO DE “CIDADÃO IBIUNENSE” NESTA TERÇA-FEIRA

inos-foto

O pintor, escultor e cenógrafo Inos Corradin recebe nesta terça-feira (25) o título de “Cidadão Ibiunense”, em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal às 11 horas, tendo como padrinhos Margarida Cassaburi Sakoda e Jair Kohji Sakoda. O atual presidente da Câmara, vereador Paulo Sasaki, foi o autor do projeto de concessão do título.

Inos Corradin, 87, que residiu em Ibiúna dez anos, também será homenageado pela Escola de Samba X9, paulistana do bairro Parada Inglesa, no Carnaval de 2017 com o enredo é “Vi, Vim, Venci – A Saga Artística de um Semideus”, no desfile das escolas de samba de São Paulo.

CONHEÇA O ARTISTA

Natural de Vogogna, na Itália, onde nasceu em 1929, Inos Corradin é filho de um pedreiro e uma costureira. Estudou pintura em Castelbaldo com o professor Tardivello e ao mudar-se em 1950 para o Brasil, fixou-se em Jundiaí.

Desde 1952, por meio de seu trabalho como pintor, participou de mostras coletivas como o Salão Paulista de Arte Moderna e o Salão Nacional de Arte Moderna. A partir de 1954, passou a dedicar-se também à cenografia, ficando entre as cidades de Jundiaí, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Na Bahia tornou-se amigo de Dorival Caymmi e Jorge Amado. “Um Pintor de energia indomável, no ápice de sua arte”, disse o escritor sobre Inos.

Em 1957, muda-se para a cidade de Ibiúna em 1957, onde morou por dez anos. Nessa época, trabalhou com os madeireiros, no ramo da marcenaria, mas nunca deixando a pintura. Aqui conheceu seu primeiro e mais  importante marchand: Américo Reisfield, sendo posteriormente sucedido por seu genro Josef Bar-Tzion, que o representa em diversas exposições internacionais.

Casa-se, em 1960, com a ibiunense Maria Helena Rolim Carmelo e tem três filhos, tendo convivido na cidade com as famílias Casaburi, Falci, Rolim de Freitas, dentre muitas outras.

No ano de 1975, fez sua primeira exposição internacional na Galeria Debret em Paris, França. Lá, no mesmo ano, recebeu o Prêmio Internacional Paris SUD. Expôs individualmente na Itália, França, Israel, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Holanda, Bélgica, Áustria e Canadá, além de, naturalmente, várias cidades brasileiras.

RIQUEZA DE IMAGENS

sao-franciscoInos Corradin é um artista inigualável na pintura de paisagens, figuras e naturezas-mortas, praticando uma arte humorada, tendendo à estilização e com bons recursos cromáticos. Além disso, é contemporâneo, versátil, atuante e com um repertório muito rico de imagens, sendo uma das suas principais características a criação bastante personalista. Sua obra desenvolvida durante o Modernismo não encontra similaridade em nenhum outro artista.

Em 2012, na comemoração dos 13 anos de fundação da Galeria Espaço Arte, localizado no Shopping Pátio Higienópolis, foi lançado o livro comemorativo 13 Anos Comprometidos com a Arte, tendo como seu curador Mayer Mizrahi. Como amigo e grande incentivador na abertura da galeria, Inos Corradin teve seu espaço no livro em que o artista fez questão de publicar uma de suas obras, o quadro “Casas em Ibiúna”, óleo sobre tela (década de 60), demonstrando seu carinho pela cidade de Ibiúna.

PÔR-DO-SOL EM IBIÚNA

No mês de agosto de 2015 houve na Cinemateca Brasileira, no Bairro da Vila Mariana, o lançamento do livro O Ilusionista na Estrada, escrito pelo crítico de arte Jacob Klintowitz em parceria com o Instituto Olga Kos. O livro traz obras e comentários do crítico sobre o artista que também fez questão de incluir entre as obras publicadas, o quadro “Pôr-do-Sol em Ibiúna”, óleo sobre tela (década de 60).

por-do-solNo currículo de Inos constam mais de 400 exposições nacionais e internacionais, apresentando pinturas e esculturas em bronze, resina e terracota. Nelas demonstram seu fascínio pelo mar, pelas flores e principalmente pelos equilibristas que, segundo ele, pinta há mais de 20 anos.

Hoje é um dos pintores mais renomados e profícuos da sua geração, com reconhecimento nacional e internacional, sendo para todos nós ibiunenses, motivo de júbilo e regozijo por ele fazer parte da nossa história, levando e divulgando o nome da nossa pequena Ibiúna aos quatro cantos da terra através de suas obras e de seus diversos trabalhos realizados.

Atualmente vive em Jundiaí não perdendo o contato com Ibiúna. Trabalha diariamente em seu ateliê de uma forma muito viva, ativa e alegre.

casa

pintura

jogador

barquinho

namorados

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *