“MEU CORAÇÃO FICOU MAIOR”, AFIRMA INOS CORRADIN APÓS RECEBER O TÍTULO DE “CIDADÃO IBIUNENSE”

inos

“Hoje meu coração ficou maior e eu estou muito feliz. Ibiúna, onde casei e tivemos nossos filhos, foi um dos melhores períodos da minha vida no Brasil. Dois lugares que tocam minha sensibilidade são Ibiúna e Jundiaí [onde mora atualmente e também é cidadão emérito]. Não tenho palavras para agradecer. Um beijo grande para todos os ibiunenses.”

São palavras do pintor, escultor e cenógrafo Inos Corradin ditas à vitrine online ontem (25) logo após receber o título de “Cidadão Ibiunense”, em sessão solene na Câmara Municipal, evento que contou com prestigiosa presença de notável parcela da sociedade ibiunense representante de tradicionais famílias da cidade, com as quais conviveu, como Casaburi, Falci, Rolim de Freitas, Soares, Moraes e tantas outras. O vice-prefeito eleito, Valdemar Cardoso de Moraes, participou do evento.

Vieram especialmente de Ribeirão Pires, onde residem, o casal Odete Rolim de Lima e Odair Miguel de Lima. Odete trabalhou no escritório da madeireira em que Inos trabalho logo após chegar a Ibiúna, em 1957.

plateia

O título foi proposto pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Sasaki por indicação do casal Jair Kohji Sakoda e Margarida Cassaburi Sakoda. Inos Corradin estava acompanhado de sua mulher, a ibiunense Maria Helena Rolim de Freitas, com quem se casou em 1960.

Saudado e homenageado por vereadores, pela cantora Lucilene de Jesus Soares Pedroso, que interpretou o Hino de Ibiúna “Noiva Azul”, ouviu também as palavras de Victor Kaoru Sakoda, estudante de música na Escola de Belas Artes, filho do casal Jair e Margarida Sakoda. Ele recordou que Inos Corradin morou na casa de sua bisavó, Vicentina Cassaburi, ganhou notoriedade internacional e, como pintor, espalhou “as belezas de Ibiúna ao redor do mundo por décadas”. Concluiu declarando: “O povo de Ibiúna está em festa e nós o acolhemos como ‘Cidadão Ibiunense’”.

Após a solenidade, homenageado e convidados participaram de almoço no restaurante do Marquinhos.

lucilene

almoco

almoco-2

almoco-3

almoco-4

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *